Vereador de Maringá anuncia filiação no PSL
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20 (foto: Letícia Tristão/CBN Maringá)

O Assunto é Política

Vereador de Maringá anuncia filiação no PSL

Por Diniz Neto em 28/03/2018 - 09:45

Mas não perderá o mandato. Saiba porquê.

TEMPO. Faltam 193 dias para 7 de outubro. 6 meses e 5 dias. Faltam 10 dias para o fim do prazo de filiações e desincompatibilizações para pré-candidatos às eleições deste ano.

PSL.

O vereador Paulo Rogério do Carmo vai se filiar ao PSL, a convite do deputado federal Fernando Francischini. A filiação acontecerá nesta quinta-feira, em grande reunião do partido, em Curitiba, com a presença do pré-candidato do partido a presidente, Jair Bolsonaro.

Do Carmo pode fazer a filiação, sem risco de perder o mandato. Por que isso? Ele havia sido desfiliado pelo PR e estava sem partido. Ou seja, em condições de se filiar ao PSL. Este detalhe ninguém sabia, era um segredo entre o partido e o vereador.

Do Carmo tem convite do PSL para ser candidato a deputado estadual. Ele vai ouvir as pessoas que o apoiam e que o ajudaram na campanha de vereador. Só então decidirá.

Paulo Rogério do Carmo tem 41 anos, foi o quarto mais votado desta legislatura, com 4.180 votos.

DESFILIAÇÃO NO TRE.

O vereador Homero Marchese aguarda julgamento da “ação declaratória de justa causa para desfiliação partidária”, que ele apresentou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A liminar foi negada. Mas o TRE ouviu o presidente estadual do Partido Verde, Francisco Caetano Martin. No seu depoimento, o presidente foi favorável à concessão do seu direito de sair do partido, em razão da CP que a direção municipal pediu e conseguir abrir contra o vereador, na Câmara de Maringá.

Faltam 10 dias para o dia 7, prazo limite para a filiação partidária para pré-candidatos. Ou seja, o TRE deveria julgar este pedido a tempo de uma outra filiação. O vereador acredita que isto ocorrerá.

CRUZAMENTOS NA BR-376
O DER havia anunciado que fecharia os cruzamentos na rodovia, em Sarandi, nesta quarta-feira.
Vereadores de Sarandi viajaram para Curitiba, tentando manter os cruzamentos abertos.

Recebi informações do vereador Nildão, ontem no fim da tarde, que um acordo, com apoio da vice-governadora Cida Borghetti, manteria os cruzamentos abertos.

Mas no começo da noite houve uma reviravolta e o DER mudou de decisão, avisando que hoje começara a fechar os cruzamentos.

O acordo conseguido era o seguinte: manter os cruzamentos abertos e realizar uma grande audiência pública, no dia 11 de abril, com um debate sobre a situação.

Na verdade, a origem do problema foi o projeto do viaduto principal, em que avenida Londrina transpõe a BR-376. Como não se previu que era impossível apenas um cruzamento interligando os bairros de Sarandi?

Se existe um problema de segurança com os cruzamentos, a falta de opções de mobilidade é um drama ainda maior para a população de Sarandi.

A solução é a construção de trincheiras nos pontos dos cruzamentos e isto já deveria estar sendo pensado e providenciado. O exemplo é a rodovia que passa por Paiçandu, que tem diversas transposições

PARTIDOS DEFINEM APOIOS.

O PSB e o Democratas foram os primeiros a reafirmar apoio a Cida Borghetti como candidata ao governo. PHS e Prós também já haviam apresentado indicativo de apoio.

O presidente do PR no Paraná, deputado federal Fernando Giacobo, e a deputada federal mais votada na última eleição, Christiane Yared, confirmaram apoio a Ratinho Junior para o governo do Paraná.

Osmar Dias, filiado ao PDT, sofre pressão para ingressar no Podemos. Muita expectativa sobre o que ele fará.

O que se pode observar é que o apoio de alguns partidos a determinados candidatos, já se sabe, pode se dividir em oficial e parcial. Será preciso aguardar para ver o quadro nas próximas semanas.

Por exemplo: PR. Dois deputados federais, Giacobo e Yared, manifestaram apoio a Ratinho Junior. Ocorre o deputado federal Luiz Nishimori, com atuação em Maringá e região, deve apoiar Cida Borghetti. Uma divisão no partido, algo inclusive para ser acompanhado.
Mesmo que o partido imponha barreiras para este apoio, na prática é difícil de impedir que ele ocorra.

A mesma situação parece certa de ocorrer no MDB. O partido, hoje, tem a tendência de apoiar Osmar Dias. Porém, há no MDB, nas diversas regiões do estado, filiados simpatizantes e aliados de Ratinho Junior e também de Cida Borghetti.

Nos dois casos, o tempo de televisão vai para o candidato apoiado oficialmente, mas a força da organização partidária e das suas lideranças se dilui entre os candidatos.

MANIFESTAÇÕES. O Movimento Brasil Limpo, de Maringá, continua muito mobilizado na internet para a manifestação convocada para este sábado, dia 31 de março, às 14 horas, na praça da Catedral.
Para o dia 3 de abril, o movimento Vem pra Rua confirma manifestação, a partir das 18 horas, em Frente da Justiça Federal (esquina das avenidas Duque de Caxias com XV de Novembro).

ALAGAMENTOS. As pancadas de chuva ocorridas nos últimos dias causaram alagamentos em Maringá. Recebi várias mensagens, pedindo atenção à limpeza de bocas de lobo e outras medidas para evitar ou minimizar estas situações.

SERVIÇOS ESSENCIAIS. Está no site da Prefeitura de Maringá a relação e informações de serviços essenciais que serão mentidos nesta quinta e sexta-feira.

DIREITO. O reitor da Uningá, Ricardo Oliveira, anuncia que a instituição foi autorizada pelo Ministério da Educação para oferecer o curso de Direito.

IMEDIATO. As inscrições para o vestibular começam no dia 2 de abril. O vestibular ocorrerá ainda no primeiro semestre. As aulas devem iniciar em julho.

MUNICÍPIOS.

MANDAGUARI. A cobrança de uma taxa de R$ 20,00 por veículo, para a ARD, em Mandaguari, para o cadastramento de veículos junto à Viapar, está gerando grande discussão na cidade.

SAMU. O médico regulador e intervencionista do SAMU Regional Norte Novo, Maurício Lemos, esteve em Mandaguari. Fez esclarecimentos sobre o funcionamento do serviço na cidade.

MANDAGUAÇU. O prefeito Professor Índio recebeu mais um equipamento para o Município. Uma pá carregadeira. Boa notícia para os agricultores de Mandaguaçu.

CAMPO MOURÃO. O governador Beto Richa inaugurou a nova maternidade da Santa Casa de Campo Mourão. Ele também confirmou mais R$ 18,3 milhões para novos investimentos no município.

Quer fazer contato com o jornalista Diniz Neto, encaminhar uma sugestão? Envie e-mail para oassuntoepolitica@cbnmaringa.com.br ou mande uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

Player Ouça o boletim

Notícias da mesma editoria