Venezuelanos chegam a Goioerê
Foto: Romério Cunha/Casa Civil

Refugiados

Venezuelanos chegam a Goioerê

Paraná por Victor Simião em 31/08/2018 - 16:51

61 pessoas foram recebidas na cidade nesta sexta-feira (31). Eles devem ficar na cidade durante um ano.

Dois ônibus vindos de Curitiba chegaram a Goioerê, cidade que fica a 160 de Maringá, na manhã desta sexta-feira. Neles, estavam 61 venezuelanos. Na bagagem, alguns pertences e a vontade de começar uma nova vida. Ao todo, são 16 famílias. São 36 adultos e 25 crianças e adolescentes. Cada adulto vai receber 800 reais por mês da ONU.

Eles vão ficar em um sítio da ONG Aldeias Infantis. O período de permanência dos imigrantes  na cidade é de um ano. Eles voaram de Boa Vista, Roraíma, até a capital do Paraná em um avião da Força Aérea Brasileira na quinta-feira.

A vinda deles faz parte de um programa de interiorização da Acnur, o alto comissariado das Nações Unidas Para Refugiados. A Aldeias Infantis é a entidade parceira da iniciativa. Por isso eles foram trazidos de Boa Vista,onde ficam os que atravessam a fronteira da Venezuela.

Segundo o subgestor nacional da ONF Aldeias Infantis, Sérgio Marques, a chegada das famílias foi um momento emocionante porque a cidade estava mobilizada e os venezuelanos, agradecidos.

Nesse primeiro momento, os imigrantes ficarão nas casas que ficam no sitio da Aldeias Infantis. As crianças e os adolescentes foram encaminhados para fazer matriculas escolares. Também foram realizadas reuniões com as equipes de saúde e da assistência social do município. Os venezuelanos vão passar por avaliações a cada três meses.

Goioerê tem cerca de 30 mil habitantes. O município foi comunicado que receberia os imigrantes na semana passada.
Em todo o Brasil, são 300 venezuelanos que estão sendo levados para cinco estados por conta do a parceria da Acnur e da Aldeias Infantis.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade