Vendas de material escolar caem quase 70% em janeiro em Maringá
Imagem ilustrativa / Arquivo / Agência Brasil

Reflexo da pandemia

Vendas de material escolar caem quase 70% em janeiro em Maringá

Economia por Fabio Guillen/GMC Online em 11/01/2021 - 21:36

Um cenário diferente dos anos anteriores nas livrarias. Em pleno janeiro, as papelarias e livrarias registram pouco movimento. Mesmo com o anúncio do Governo do Paraná que as aulas retornarão em fevereiro no formato híbrido, ou seja, uma parte presencial e outra remota, muitos pais ainda não compraram material. As vendas caíram cerca de 70% neste mês em Maringá, em relação ao mesmo período do ano passado

 

O Governo do Paraná já anunciou que as aulas devem voltar no Estado em 18 de fevereiro, no formato híbrido, com alguns alunos assistindo às aulas no formato presencial e outros no online para evitar aglomerações. Porém, os pais ainda estão inseguros se realmente as aulas voltarão. 

A prova disso são as papelarias e livrarias de Maringá que estão vazias em pleno janeiro. A reportagem consultou algumas empresas e os comerciantes dizem que as vendas caíram cerca de 70% neste mês em relação ao mesmo período do ano passado. O gerente de uma loja que vende materiais escolares, Thiago Henrique Mazetto, disse que o movimento é muito diferente esse ano. 

“No ano passado a gente tinha fila que dava volta na loja, era muita gente trabalhando, estava uma loucura. Estava bem movimentado. Neste ano está bem tranquilo”, disse Mazetto. 

As livrarias e papelarias estão desde 2020 sofrendo com a pandemia. Com a paralisação das aulas os pais pararam de comprar materiais para os filhos. Um outro comerciante ouvido pela reportagem disse que o que tem salvo esse setor são as vendas de materiais para escritório. 

Com o aumento no número de profissionais trabalhando em home office, muitos têm investido em materiais para escritório e isso tem salvado o orçamento das livrarias e papelarias. Todos os comerciantes ouvidos acreditam que os pais vão deixar para a última semana para ter certeza que o governo não voltará atrás na retomada das aulas no formato híbrido aqui no Paraná. 

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550