Vendas de material escolar caem quase 70% em janeiro em Maringá
Imagem ilustrativa / Arquivo / Agência Brasil

Reflexo da pandemia

Vendas de material escolar caem quase 70% em janeiro em Maringá

Economia por Fabio Guillen/GMC Online em 11/01/2021 - 21:36

Um cenário diferente dos anos anteriores nas livrarias. Em pleno janeiro, as papelarias e livrarias registram pouco movimento. Mesmo com o anúncio do Governo do Paraná que as aulas retornarão em fevereiro no formato híbrido, ou seja, uma parte presencial e outra remota, muitos pais ainda não compraram material. As vendas caíram cerca de 70% neste mês em Maringá, em relação ao mesmo período do ano passado

 

O Governo do Paraná já anunciou que as aulas devem voltar no Estado em 18 de fevereiro, no formato híbrido, com alguns alunos assistindo às aulas no formato presencial e outros no online para evitar aglomerações. Porém, os pais ainda estão inseguros se realmente as aulas voltarão. 

A prova disso são as papelarias e livrarias de Maringá que estão vazias em pleno janeiro. A reportagem consultou algumas empresas e os comerciantes dizem que as vendas caíram cerca de 70% neste mês em relação ao mesmo período do ano passado. O gerente de uma loja que vende materiais escolares, Thiago Henrique Mazetto, disse que o movimento é muito diferente esse ano. 

“No ano passado a gente tinha fila que dava volta na loja, era muita gente trabalhando, estava uma loucura. Estava bem movimentado. Neste ano está bem tranquilo”, disse Mazetto. 

As livrarias e papelarias estão desde 2020 sofrendo com a pandemia. Com a paralisação das aulas os pais pararam de comprar materiais para os filhos. Um outro comerciante ouvido pela reportagem disse que o que tem salvo esse setor são as vendas de materiais para escritório. 

Com o aumento no número de profissionais trabalhando em home office, muitos têm investido em materiais para escritório e isso tem salvado o orçamento das livrarias e papelarias. Todos os comerciantes ouvidos acreditam que os pais vão deixar para a última semana para ter certeza que o governo não voltará atrás na retomada das aulas no formato híbrido aqui no Paraná. 

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade