Valor dos imóveis está sendo reavaliado para lançamento do IPTU
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Valor dos imóveis está sendo reavaliado para lançamento do IPTU

O Assunto é Política por Diniz Neto em 29/05/2018 - 10:00

Isso foi dito na prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2018. 

Quer fazer contato com o jornalista Diniz Neto, encaminhar uma sugestão? Envie e-mail para oassuntoepolitica@cbnmaringa.com.br ou mande uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

Valor dos imóveis está sendo reavaliado para lançamento do IPTU

 TEMPO Faltam 131 dias para as eleições quer serão realizadas no dia 7 de outubro.

  

O MELHOR NO FINAL

Depois de uma prestação de contas dos primeiros quatros meses do ano, apresentando um déficit orçamentário de R$ 100 milhões, revelando um comprometimento da folha de mais de 49%, acima do limite de alerta e próximo do prudencial, e uma grande e natural preocupação com relação aos gastos com pessoal, com os aportes à previdência, a melhor parte ficou para o final, depois do questionamento dos vereadores.

 

O vereador Jean Marques fez um questionamento ao secretário de Fazenda, Orlando Chiqueto, sobre “justiça fiscal”.

Respondendo ao vereador Jean Marques, o secretário de Fazenda revelou que está sendo feito um estudo de reavaliação da planta genérica de valores de imóveis.

De fato os valores dos imóveis para fins de tributação não são revistos há mais de uma década, em Maringá. Porém, um reajuste agora, neste momento, promete mexer no bolso dos donos de imóveis localizados em áreas mais valorizadas. E promete muita polêmica.

 

O secretário Chiqueto também adiantou que o estudo de revisão da planta de valores dos imóveis será encaminhado à Câmara, para debate e aprovação. Portanto a bola estará com os vereadores, em breve.

 

Nós tínhamos adiantado aqui que para resolver o problema da folha de pagamento a saída mais rápida seria o aumento da arrecadação e que, para isto, seria necessário aumento de impostos. A julgar pela explicação da “justiça fiscal”, o aumento de IPTU vem aí, em 2019.

 

 

ADIANTAMENTO DO 13º ESTÁ GARANTIDO

A presidente do Sindicato dos Servidores (SISMMAR), Iraídes Baptistoni, perguntou a Chiqueto se o 13º terá parcela adiantada, este ano. A resposta foi: “Com certeza!”

 

 

HOSPITAL DA CRIANÇA

Na prestação de contas das finanças do município o secretário de Saúde, Jair Biatto, respondeu à pergunta do vereador Homero Marchese sobre o hospital.

O secretário atualizou a informação de que os pré-moldados devem chegar na primeira quinzena de julho.

 

Segundo Jair Biatto, a prefeitura fará a limpeza do terreno e a sua preparação a tempo para iniciar as obras tão logo cheguem os pré-moldados.

Em área de 3,6 alqueires a conclusão da limpeza e terraplenagem exige equipamentos (máquinas) e pessoal trabalhando com prioridade. O trabalho não é pequeno.

 

 

 

TURNO ÚNICO

O prefeito Ulisses Maia decretou o funcionamento da Prefeitura de Maringá em turno único, nesta terça, dia 29. O expediente será das 8 às 14 horas.

As aulas e o funcionamento dos CEMEIs estão suspensos de segunda a quarta-feira, por problemas no combustível para transporte escolar e preparação de alimentos.

Os serviços essenciais, como saúde, limpeza pública e outros funcionarão normalmente.

 

 

CÂMERAS

Foi cancelada a audiência pública que aconteceria ontem, na Câmara, para discutir a instalação de câmeras nas escolas e CMEIs.

 

 

COMITÊ DA CRISE

O secretário de Gestão, Rogério Calazans, está comandando o comitê municipal de crise. Ele lidera contatos, negociações e medidas para reduzir os efeitos da greve dos caminhoneiros.

Hoje haverá nova avaliação do quadro.

 

 

REUNIÃO COM LIDERANÇA DO MOVIMENTO DOS CAMINHONEIROS

A governadora do Paraná, Cida Borghetti, fez ontem mais uma reunião com líderes dos caminhoneiros, no Paraná. Plinio Dias, presidente do Sindicato dos Caminhoneiros de São José dos Pinhais e secretário da Federação Nacional dos Transportadores, confirmou o acordo para a liberação do trânsito dos caminhões com combustíveis.

 

 

SALÁRIOS PARA SERVIDORES DO ESTADO

A governadora Cida Borghetti encaminhou ontem, segunda-feira (28), à Assembleia Legislativa do Paraná, proposta de emenda à LDO para retirar a vedação à concessão de reajuste salarial ao funcionalismo público para o ano de 2019.

Com a medida, o Governo do Paraná passa a avaliar a viabilidade de aplicar uma reposição no próximo orçamento, atendendo condições legais e financeiras.

A govenadora ressalta que o Governo deve respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Por isto ainda não é possível determinar datas e valores.

A folha de servidores do Estado é de aproximadamente R$ 1,5 bilhão por mês, somando pessoal da ativa, aposentados e pensionistas.

 

 

HOMENAGEM O secretário de Fazenda de Maringá, Orlando Chiqueto, fez uma homenagem ao contador Marcos Carmona. Ontem foi a última prestação de contas com a sua responsabilidade técnica. Ele está deixando, a seu pedido, a diretoria da Secretaria de Fazenda. Carmona se tornou referência de qualidade e foi o contador responsável por onze prestações anuais de contas do município. Deixa a diretoria, mas continua como servidor.

 

 

 

MUNICÍPIOS

 

EMERGÊNCIA O prefeito de São Jorge Do Ivaí, André Luis Bovo, liderou ontem reunião de emergência com os prefeitos da região para tratar dos reflexos da greve dos caminhoneiros.

Os municípios menores da região estão com grandes problemas, dentre eles a área da saúde, que depende de viagens e recebimentos de medicamentos.

Também estão sem combustíveis, sem gás, com muitas dificuldades no abastecimento, em geral.

Assim como Maringá e municípios maiores, os municípios da região farão hoje uma reavaliação. A expectativa é de um início de normalização da situação.

 

 

 

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade