Universidade é ferramenta para combater racismo, diz Nilma Lino Gomes

Educação e luta

Universidade é ferramenta para combater racismo, diz Nilma Lino Gomes

Educação por Victor Simião em 24/08/2018 - 18:17

Ex-ministra da Igualdade Racial diz que cotas raciais são ações importantes, assim como a representatividade negra na cultura. Ela, que é pesquisadora, lança livro em Maringá nesta sexta-feira (24).

A professora e pesquisadora Nilma Lino Gomes diz que o movimento negro teve ao menos três vitórias importantes e impactantes nos últimos 25anos no Brasil. A primeira delas: a lei 9394, de 1996, que trata sobre as diretrizes básicas da educação e que apontou a necessidade de se estudar e olhar para grupos minoritários como negros e índios; a segunda, lei 10639, de 2003, que institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas brasileiras; e a terceira, a lei federal 12.711, de 2012, que regulamentou o sistema de cotas em instituições públicas.

Essas ações mostram que a luta tem valido a pena, diz a antropóloga. Nilma Lino Gomes foi ministra das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos entre 2015 e 2016, e veio a Maringá para uma série de eventos nesta sexta-feira. Um deles é o lançamento do livro “O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação.”
Para ela, a universidade é uma importante ferramenta para combater o racismo. Inclusive por meio de adoção de cotas raciais.

Segundo a pesquisadora, o racismo ainda existe, é estrutural. E ações para mudar isso devem ter lugar na cultura também. A representatividade conta e isso deve acontecer na escola.

54% dos brasileiros são negros. Mas, na estrutura social, é esse grupo que tem os piores índices. Somente 10% dos cargos de chefia são ocupados por pessoas negras, por exemplo. Mas são os negros 71% das vítimas de homicídios, de acordo com dados de 2005 a 2015, segundo o atlas da violência.

Nilma Lino Gomes afirma que uma das formas de mudar esse paradigma é por meio da educação. Ao longo da carreira acadêmica, ela desenvolveu uma série de trabalhos na área
 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade