Uma família poderosa
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Uma família poderosa

Por Diniz Neto em 19/03/2019 - 10:00
Player Ouça o boletim

FAMÍLIA PODEROSA

A família Francischini protagoniza dois casos raros. Primeiro, a troca de cargos através do voto.

O pai, Fernando Francischini, era deputado federal, o filho, Felipe, era deputado estadual. No ano passado, Felipe foi eleito deputado federal e Fernando, o pai, deputado estadual – foi o mais votado para a Assembleia Legislativa.

Empossados, Fernando Francischini foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. Em Brasília, Felipe foi eleito presidente da poderosa Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados.

Incomum a troca de cargos, mais inédito ainda este poder e presidência de duas comissões de Constituição e Justiça, na Câmara dos Deputados e no estado do Paraná. 

PRESIDENTES PARANAENSES

Três comissões da Câmara dos Deputados são presididas por paranaenses, dentre elas a cobiçada Comissão de Constituição e Justiça, que tem como presidente Felipe Francischini (PSL). 
Sérgio Souza (MDB) preside a Comissão de Finanças e Tributação. 
Luísa Canziani, parlamentar mais jovem da atual legislatura, preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

A Câmara dos Deputados tem 25 comissões permanentes. O Congresso Nacional tem cinco comissões mistas. 

QUANDO SETEMBRO VIER

Rosana Merceno, ouvinte atenta sempre me encaminha informações sobre coisas que vê pela cidade.

Ela havia me mandado uma informação de que a placa da obra do terminal urbano tinha uma data para conclusão da obra que já estava no passado – 12.02.2019. Agora a data foi mudada e ela me informou – 10.09.2019. Ela me escreveu – vamos aguardar para ver se esta data será cumprida.

Há uma grande expectativa com relação a conclusão dessa obra e a sua pronta colocação em funcionamento, para atender a população. Vamos aguardar setembro. 

TROCA NA GERENCIA DOS PARQUES

Adeilson Silva, funcionário de carreira, está deixando hoje a Gerência dos Parques. Em seu lugar deve assumir o Pastor Brás. O novo gerente vinha fazendo um trabalho no Parque Alfredo Nyffeler.

Adeilson é funcionário de carreira da Prefeitura.

O trabalho da gerência é desafiador. São 23 parques e áreas de preservação.

SEM ESTRUTURA

A Gerência de Parques e Jardins é da Secretaria de Meio Ambiente. Tem servidores e orçamento próprio, mas a equipe não consegue realizar todos os serviços necessários.

Esta divisão de funções entre Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos tem problemas e reflexos em outras áreas, não apenas nos parques.

Na prática, não há equipe e equipamentos para fazer todos os serviços como precisam ser feitos. Desafio dobrado para o novo gerente.

VILA OLÍMPICA

A reclamação sobre o abandono, falta de manutenção e segurança nas praças chega à Vila Olímpica. Nos locais, além da falta de manutenção e limpeza, tem crescido o número de desocupados, drogados, pedintes. Há casos registrados de roubos e depredações.

PISTA DE SKATE

A obra de construção da pista de skate na Vila Olímpica, está mesmo paralisada. A empresa paralisou as obras. Mesmo recebendo novos prazos para a retomada, isto não ocorreu.

Problema para a administração municipal resolver.

SECRETARIA DA MULHER ABRE 440 VAGAS PARA CURSOS GRATUITOS

A partir da próxima segunda, 25 de março, a Secretaria da Mulher (Semulher) abrirá 440 inscrições de cursos gratuitos para mulheres residentes em Maringá. São 22 cursos na área de alimentos e bebidas, vestuário e construção cível, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

As inscrições serão das 8h30 às 11h30 e das 14 horas às 16h30, na sede da Semulher (avenida Papa João XXIII, 497). É necessário apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de residência. A programação dos cursos é para o primeiro e segundo semestre.

Entre os cursos estão elaboração de ovos de chocolate, ovos de páscoa de colher, massas italianas e risotos, técnicas de fabricação de hambúrguer, produção de cupcake, pintura decorativa, aplicação de papel de parede, manutenção residencial básica, modelagem praia e lingerie, confecção de tapetes, bordado em fita, bordado em vagonite, confecção de sacola e necessaire, costura reta e overloque e outros.

Mais informações: Secretária da Mulher (44) 3293-8350

Notícias da mesma editoria