UEM vai treinar vigilantes após vazamento de ‘diálogo inapropriado’
Screenshot do vídeo do incêndio no quiosque da UEM que foi divulgado via Facebook

Apuração

UEM vai treinar vigilantes após vazamento de ‘diálogo inapropriado’

Educação por Carina Bernardino em 18/03/2019 - 15:30

O vídeo com a conversa dos vigias vazou na internet após incêndio em bloco de centros acadêmicos. Os diálogos foram com tons de “ironia” e “deboche”.

A reitoria informou que o prazo de apuração ainda está vigente, pois os trabalhos seriam concluídos em 15 dias úteis e não corridos, como calculou a CBN. Porém, a UEM ressaltou que pode haver prorrogação de prazo a pedido da própria comissão, porque paralelo ao trabalho do grupo, ocorre a investigação na Polícia Civil. Outra informação da assessoria da instituição é que a comissão iniciou a apuração do incêndio no dia 11 e não na sequência do fato, por causa do recesso de carnaval.  

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) decidiu treinar os vigilantes do campus sede após o vazamento de um ‘diálogo inapropriado’. O caso ocorreu no dia 3, durante incêndio no bloco dos centros acadêmicos de filosofia e ciências sociais, localizado perto da biblioteca central. A reitoria da Universidade Estadual de Maringá informa que vai formar uma brigada de incêndio na instituição e ensinar os profissionais a como agir em ocorrências do tipo. A reposta é em relação à repercussão negativa que teve um vídeo com as imagens do incêndio divulgado em redes sociais. A conversa foi entre três profissionais do campus, que filmaram tudo até a chegada do Corpo de Bombeiros. Os diálogos foram com tons de “ironia” e “deboche”.

Logo após o incêndio, o DCE (Diretório Central dos Estudantes) formalizou uma denúncia na reitoria da instituição pedindo a apuração da conduta dos vigilantes que participaram da gravação do vídeo. O órgão estudantil também pediu celeridade na apuração das causas do incêndio. No dia, o grupo Construção Coletiva também questionou o trabalho dos vigilantes, que filmaram ao invés de tentar controlar o incêndio. A instituição instaurou uma comissão para investigar o ocorrido e o prazo de apuração se encerra nessa segunda-feira (18). A CBN aguarda retorno da UEM para comentar a conclusão da investigação sobre o que teria provocado o incêndio no bloco.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade