Troca de gestão na Cuia gera reclamação
Luciana Peña/CBN Maringá

Índios

Troca de gestão na Cuia gera reclamação

Educação por Luciana Peña em 07/02/2019 - 11:30

Alunos dizem que nova equipe não conhece demandas dos estudantes indígenas. Pró-reitoria de ensino explica que é preciso mudar o foco de trabalho da Comissão Universidade para os Índios. Sem um acompanhamento pedagógico, há casos de estudantes indígenas que estão há mais de dez anos na UEM e não conseguem se formar.

A recepção aos calouros indígenas da UEM nesta quinta-feira (7) não foi só alegria. A apresentação dos novos integrantes da Cuia, Comissão Universidade para os Índios, pegou acadêmicos veteranos de surpresa e causou mal-estar. A presidente da Associação dos Universitários Indígenas Arieli Knop diz que os estudantes indígenas indicavam os integrantes. A saída da antiga gestão está causando transtornos para os alunos.

A pró-reitora de Ensino, Leila Pessoa Da Costa, diz que a antiga gestão deixou os cargos por conta própria por não concordar com as mudanças que estão sendo implantadas. Uma delas é o acompanhamento pedagógico para ter certeza que os alunos estão aprendendo. Muitos têm dificuldades e não conseguem avançar. Alguns estão até jubilados, ou seja, há mais de dez anos na UEM.

Os estudantes indígenas que cursam a UEM recebem uma bolsa auxílio que varia de R$ 900 a R$ 1.300, caso tenham filhos. A reitoria informou que não há atraso no pagamento das bolsas.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade