Três décadas depois, Maringá voltará a ter dois times na elite do Paranaense
Foto: Divulgação/Aruko Sports Brasil

Histórico

Três décadas depois, Maringá voltará a ter dois times na elite do Paranaense

Esporte por Victor Ramalho em 29/05/2022 - 20:08

O Aruko Sports Brasil garantiu sua vaga na 1ª divisão após derrotar o PSTC, de Cornélio Procópio, por 2 a 1, em jogo realizado na tarde desse domingo (29), no Estádio Regional Willie Davids. Agora, os Samurais se preparam para enfrentar o Foz do Iguaçu, na final da divisão de acesso do estadual.

Foram quase 30 anos de espera. A última vez que Maringá teve dois times na elite do Campeonato Paranaense foi em 1996. Na época, Grêmio Maringá e o antigo Maringá FC, não esse atual, representaram a Cidade Canção no torneio, embora não tenham se enfrentado na fase inicial. O último derby maringaense na elite, então, tem ainda mais tempo, foi em 1990, quando Grêmio Maringá e Maringá Atlético Clube se enfrentaram, com vitória alvinegra por 1 a 0.

Mas agora, a espera acabou. O Aruko Sports Brasil, fundado em dezembro de 2020, garantiu sua vaga na elite e, em 2023, fará companhia ao Maringá FC, atual vice-campeão estadual. A vaga veio após os samurais superarem o PSTC, de Cornélio Procópio, na semifinal da divisão de acesso.

O jogo de volta foi realizado na tarde desse domingo (29), no Estádio Regional Willie Davids. Após vencer o jogo de ida, no fim de semana anterior, por 1 a 0, bastava aos maringaenses um empate. Mas o Aruko foi valente durante todo o jogo. Ninguém entrou em campo pensando somente em empatar. E apesar das dificuldes impostas pelo PSTC, a vitória veio: 2 a 1, com gols de André Carlos e Matheus Martins.

Apesar do objetivo da temporada estar concluído, ainda cabe mais. O time maringaense enfrentará o Foz do Iguaçu, mesmo adversário da final da Terceirona 2021, na decisão do Paranaense Série B. O treinador do Aruko, Rafael Andrade, comemora o acesso, mas diz que o time ainda quer o título e prega respeito ao adversário. [ouça no áudio]

Autor do histórico gol do acesso, o atacante Matheus Martins se diz feliz com o momento e elogia os companheiros de equipe. [ouça no áudio acima]

As datas e horários da final do Paranaense Série B ainda serão definidos pela Federação Paranaense de Futebol (FPF). Dono da melhor campanha geral, o Aruko jogará a segunda partida em casa, no Estádio Regional Willie Davids.