TRE-PR deve definir substituto de Dallagnol na Câmara nesta quarta-feira
Deltan Dallagnol discursa no plenário da Câmara dos Deputados | Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados / arquivo

Rede CBN

TRE-PR deve definir substituto de Dallagnol na Câmara nesta quarta-feira

Rede CBN por Redação em 17/05/2023 - 14:18

A Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná precisa novamente totalizar os votos para deputado federal a fim de definir quem vai ocupar a vaga de Deltan Dallagnol (Podemos), cassado pelo TSE nesta terça-feira. Primeiro suplente, Luiz Carlos Hauly (Podemos) é o maior cotado, mas a nova legislação das 'sobras eleitorais' pode barrar seu ingresso. A cadeira, portanto, pode cair para o pastor evangélico Itamar Paim (PL), que recebeu mais de 35 mil votos a mais que Hauly.

Ouça as informações da Rede CBN

Por unanimidade, TSE decidiu cassar o mandato de Deltan Dallagnol nessa terça-feira (16). Todos os ministros seguiram a posição do relator, Benedito Gonçalves, que considerou que Deltan Dallagnol pediu exoneração do cargo de procurador para evitar uma eventual punição administrativa, que poderia deixá-lo inelegível.

(atualização às 18h09): O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) confirmou que representante do Partido Liberal (PL) vai assumir a vaga deixada por Deltan Dallagnol no Congresso Nacional após a cassação do mandato do paranaense pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assume o cargo o pastor evangélico Itamar Paim, de Paranaguá. Ele obteve mais de 47 mil votos nas últimas eleições.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade