TI do dia à dia
CBN Maringá

Opinião

TI do dia à dia

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 16/12/2021 - 09:12

O setor de Tecnologia da Informação (TI) tem crescido no Brasil. Se transformou em alguns estados brasileiros em pilar econômico importante, tanto de forma direta, com produtos e serviços, como de forma indireta, ajudando no crescimento de outros setores.

Hoje o país tem mais de 250 mil empresas de TI. Um crescimento de 49% nos últimos 11 anos. Os dados são da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação – Paraná (Assespro – PR). O paraná era o quinto colocado no setor, em 2010 e hoje está na quarta posição muito perto de Minas Gerais, que é o terceiro.

A construção do setor no Paraná, como em grande parte do país, teve o desafio de superar a competitividade canibalesca que já colocou fim em diversos setores considerados promissores. A disputa por mão-de-obra é uma demonstração desta rivalidade. Hoje, o setor aprendeu a ter união e convergência, construir estratégias e resolver juntos problemas comuns a todas as empresas do setor.

O resultado do bom momento do setor de TI se traduz nas inúmeras mudanças que aconteceram na cadeia econômica com a introdução de sistemas operacionais eficientes. Inúmeros setores ganharam com a aquisição de ferramentas tecnológicas. O mundo da inteligência artificial é mais real do que se imagina. Está mais próximo de nós do que imaginamos. Vai ficar mais ainda nos próximos anos.

Esta é uma discussão que vamos nos envolver, quer queiramos ou não. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade