Terceira parcela do IPVA para veículos com placas final 9 e 0 vence nesta quarta-feira (23)
Imagem Ilustrativa | Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Trânsito

Terceira parcela do IPVA para veículos com placas final 9 e 0 vence nesta quarta-feira (23)

Paraná por Victor Ramalho em 23/03/2022 - 13:59

No Paraná, a guia de pagamento pode ser emitida através do Portal IPVA, da Secretaria de Estado da Fazenda. Basta ter em mãos o número do Renavam de seu veículo. Em 2022, os contribuintes ganharam a opção de realizar o pagamento do débito via PIX, pelos canais eletrônicos de qualquer instituição bancária ou mesmo por meio de aplicativos. A alíquota do tributo é de 3,5% ou 1% do valor do veículo, dependendo do tipo.

O número do Renavam consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). O pagamento do imposto é requisito obrigatório para emissão certificado pelo Detran/PR.

O proprietário que atrasar o pagamento fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso. Passados 30 dias, o percentual da multa é fixado em 10% do valor do imposto.

A inadimplência do IPVA impossibilita também obter o licenciamento. Após o vencimento, o veículo estará em situação irregular perante e o proprietário poderá sofrer sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), inclusive com a apreensão do veículo.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade