Técnica de enfermagem é primeira vacinada contra a Covid-19 em Maringá
Foto: Fábio Guillen/GMC Online

Escolhida

Técnica de enfermagem é primeira vacinada contra a Covid-19 em Maringá

Saúde por Portal GMC Online em 19/01/2021 - 14:41

Atualizado às 15h34 para acréscimo de informações.

A servidora do Hospital Municipal de Maringá Ana Paula de Oliveira Machado, de 37 anos, foi a primeira maringaense vacinada contra a covid-19. Às 14h29, ela recebeu uma dose da CoronaVac.

A profissional de saúde escolhida trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital e atua na linha de frente do combate ao novo coronavírus em Maringá. “Ela trabalhou e continua trabalhando muito, salvando vidas. Ela também teve uma experiência muito triste, pois perdeu o pai para a covid. É uma homenagem a todos os servidores, mas também a todas as pessoas que perderam a vida na pandemia”, disse o prefeito Ulisses Maia.

Além da servidora Ana Paula, outros quatro maringaenses foram escolhidos para participarem da vacinação simbólica desta terça-feira, 19, que dá início à campanha de imunização na cidade. São eles:

Marlene Garcia Dias, de 49 anos, enfermeira da rede municipal de Saúde desde 2006. Mãe de dois filhos, atua na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte desde 2012.

Marlene Garcia Dias foi a segunda vacinada contra a covid-19 em Maringá. Foto: PMM
Marlene Garcia Dias foi a segunda vacinada contra a covid-19 em Maringá. Foto: PMM

Maria Lúcia da Costa Silveira, de 54 anos, servidora operacional do município desde 2003. Atua na UPA Zonal Sul desde 2016.

Maria Lúcia da Costa Silveira foi a terceira vacinada contra covid-19 em Maringá. Foto: PMM
Maria Lúcia da Costa Silveira foi a terceira vacinada contra covid-19 em Maringá. Foto: PMM

Ricardo Viana da Cunha, de 40 anos, condutor do Samu, atuou na linha de frente transportando pacientes com covid-19 diariamente. Assim como muitos profissionais de saúde, precisou abrir mão do contato com a família durante a pandemia.

Ricardo Viana da Cunha foi a quarta pessoa vacinada em Maringá. Foto: PMM
Ricardo Viana da Cunha foi a quarta pessoa vacinada em Maringá. Foto: PMM

Ana Cristina Medeiros Gurgel, médica infectologista responsável pelo ambulatório de tuberculose da 15ª Regional de Saúde de Maringá e responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Municipal de Maringá.

Cinco primeiras pessoas vacinadas contra a covid-19 em Maringá. Foto: Fábio Guillen/GMC Online
Cinco primeiras pessoas vacinadas contra a covid-19 em Maringá. Foto: Fábio Guillen/GMC Online

Chegada da vacina

Às 13h10 desta terça-feira, 19, 9.360 doses CoronaVac, vacina contra covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês SinoVac em parceria com o Instituto Butantan, chegaram ao Aeroporto Regional de Maringá Silvio Name Junior. As doses serão destinadas aos municípios da 15ª Regional de Saúde.

Plano de Imunização

O Plano de Vacinação da Secretaria de Saúde de Maringá segue o documento elaborado pelo Governo Federal e será dividido em 5 fases. A primeira é destinada para os trabalhadores da saúde, moradores e trabalhadores de asilos, totalizando 17.570 pessoas e 35.140 doses. A segunda fase é para pessoas maiores de 60 anos, o que corresponde 57.409 pessoas e 114.818 doses.

A terceira fase é destinada para pessoas com comorbidades (diabetes, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, insuficiência renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, demais indivíduos imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade grau 3 e síndrome de down. A população estimada é de 12.129 pessoas e 24.258 doses.

A quarta fase será para pessoas em situação de rua, serviço funerário, trabalhadores de força de segurança e salvamento, trabalhadores educacionais e da assistência social , trabalhadores do transporte coletivo/aéreo/ferroviário/caminhoneiros, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional. São 12.129 pessoas estimadas e 24.258 doses.

A última fase é para pessoas menores de 60 anos, o que corresponde a 217.695 pessoas e 435.390 doses. 

 Por Monique Manganaro, Letícia Tristão e Fábio Guillen/GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade