Opinião
Opinião
Somos as nossas ações ou intenções?
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 27/12/2023 - 12:00
Como podemos definir uma pessoa?
Como podemos definir uma pessoa? Acredito que a melhor forma são suas atitudes. Uma pessoa é o que faz. O comportamento define o “posicionamento de um ser humano no mundo”.
Logo, a cada ação que tomamos temos que tomar cuidado. Estamos comunicando a humanidade o que consideramos o correto a ser feito diante da situação que nos encontramos.
Tome cuidado com o comportamento que tem, ele expressa suas escolhas e quais os valores que o determinaram.
O valor do arrependimento
Porém, podemos ser condenados eternamente por uma escolha que fazemos? Não! Para isso, há o arrependimento. Errar pode nos fazer melhorar. Podemos mudar de posição através de uma nova ação.
É tão simples, não podemos desfazer o que ocorreu, o passado está aí. Mas, ele é referência para uma nova ação. Há sempre uma oportunidade de uma nova ação fundada nas experiências e percepções das consequências.
Diante disso, temos duas coisas a fazer. A primeira é cuidar dos nossos atos, refletir a cada ação. E a segunda é não renunciar ao direito ao arrependimento, de agir diferente expressando a mudança.
Não se está condenado a uma condição, porém, há que se aprender com a condição que se tem.
Saber onde estamos é melhor começo
Aceitar o que se é nos dá o primeiro passo para a superação. Tendo ciência do ponto que estamos podemos definir com precisão o que desejamos. Nos deslocar com direção e sentido permite a dimensão do que devemos fazer para chegar onde se deseja.
É engraçado o quanto as pessoas compram a ideia de que há seres perfeitos, que não erram, e que seus atos são coerentes em uma constante inquestionável. Todos erramos e somos imperfeitos.
Partindo deste princípio, não temos o que temer, apenas aprender. Agir e se arrepender, refazer os atos, melhorar, fazem parte deste processo.
Notícias da mesma editoria
Opinião
Opinião
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade