Sindicato suspende paralisação após liminar da Justiça
TCCC/Divulgação

Transporte Coletivo

Sindicato suspende paralisação após liminar da Justiça

Cidade por Luciana Peña em 13/06/2019 - 21:40

Com medo de baixa adesão, o sindicato que representa os motoristas de ônibus da TCCC suspendeu a paralisação prevista para essa sexta-feira(14). A suspensão foi decidida após liminar judicial. O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª região deferiu parcialmente pedido de liminar da empresa de Transporte Coletivo Cidade Canção. Em decisão desta quinta-feira (13), a desembargadora Nair Maria Lunardelli Ramos proibiu que o sindicato dos motoristas feche a garagem dos ônibus, as vias de acesso à Praça Raposo Tavares, onde funciona o terminal provisório, e impeça motoristas de sair com os veículos. Na decisão é imposta uma multa de R$100mil ao dia em caso de descumprimento. O deferimento é parcial porque não impede adesão à paralisação de motoristas por livre e espontânea vontade. A Justiça entendeu que a paralisação é um movimento político-social e que a empresa TCCC nada pode fazer para atender o movimento e “pacificar o conflito”.  Mas não viu provas de que o patrimônio da empresa está em risco. Diante da decisão, o Sinttromar achou melhor cancelar a paralisação. A CBN enviou mensagem ao diretor sindical Emerson Silva para entender o porquê, afinal a Justiça não impediu a manifestação individual de motoristas. Emerson Silva publicou um vídeo comunicando aos motoristas sobre a decisão do sindicato de suspender a paralisação. No vídeo ele diz, ao contrário do que está no texto, que a ordem judicial impede a greve. De qualquer forma, para o usuário do transporte, a informação importante no momento é que os ônibus, portanto, devem circular normalmente nesta sexta-feira (14).

Atualizado às 22h10- Em resposta à CBN, Emerson Slva diz que o sindicato não tem medo de baixa adesão, mas decidiu suspender o movimento para preservar o funcionário que pode sofrer represárlias. Segundo Emerson, a direçao do sindicato deve saber quando avançar ou recuar. 

Com colaboração do Portal GMC Online

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade