Simples endividado e empresários desqualificados
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Simples endividado e empresários desqualificados

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 05/12/2019 - 08:10

A condição da micro e pequena empresa no Brasil é uma expressão dos brasileiros. Elas acumulam dívidas e tem um tempo de existência curto. A falta de qualificação dos empreendedores é o principal fator do fracasso do empreendimento. Quase sempre erros estratégicos que vão desde a escolha da área de atuação, a localização, ou gerenciamento de recursos.

A desqualificação do empreender é um problema. Se agrava a condição em que a empresa é montada. Em regra e a última cartada para poder manter a sobrevivência da família. Parte considerável dos empreendimentos não são pensados, planejados.

Se nos assustamos com o endividamento dos brasileiros, 40% dos adultos, segundo o SPC Brasil, o endividamento das empresas inscritas no Simples Nacional é assustador. O montante das dívidas é de R$ 21,5 bilhões. No Paraná são mais de 52 mil empresários endividados e notificados, os quais podem perder os benefícios do regime. A dívida tributária das empresas enquadradas no simples e inadimplentes é de R$ 1,49 bilhão.

O problema é sério, sãos as micro e pequenas empresas as que mais empregam. 72% das vagas de trabalho são geradas por estas empresas, segundo o Cadastro Geral de Empregados  e Desempregados (Gaged). O fechamento dos micro e pequenos deve ser uma preocupação para o poder público. O descaso com pequenos empreendedores é colocar em risco a possibilidade de gerar uma melhor distribuição de renda.

Se queremos uma solução para uma mudança na relação entre o capital e o trabalho, ela está no empreendimento. Dar às pessoas autonomia e capacidade de construir seu próprio empreendimento. Liberdade tem seus riscos, sem dúvida que o direito de empreender expõe as pessoas ao mercado, isso não é ruim. Contudo, dificultar a produtividade e não contribuir para a qualificação de quem empreende é um problema que reflete na vida de todos.

Empresas fecham, serviços e produtos deixam de ser oferecidos, aumentamos o desemprego. Ficam a mercê do mercado de trabalho os empregados e o empresário da empresa micro e pequena que fecha suas portas. Ao mesmo tempo, uma pessoa que acabou de ser demitida e recebe seu acerto, acaba por montar sua empresa para buscar sobrevivência. Empreender no Brasil não é fruto da engenhosidade e busca de realizar um sonho, mas de fugir dos riscos do desemprego.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade