Servidores de Sarandi terão reajuste de 16,5% a partir deste mês
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Agência Brasil

Serviço público

Servidores de Sarandi terão reajuste de 16,5% a partir deste mês

Política por Luciana Peña em 07/01/2022 - 13:25

O aumento inclui a reposição da inflação aplicada em 2021, mas suspensa após parecer do TCE. A Prefeitura de Sarandi pretende voltar a contratar para repor o quadro de funcionários, sem ultrapassar o limite de gastos, diz vice-prefeito.

A Lei 173 da pandemia bagunçou a rotina de reajustes salariais aplicados ao funcionalismo público.

O entendimento não era claro e algumas prefeituras deram reposição da inflação aos servidores, outras não.

Em Sarandi, no ano passado, os servidores receberam 4,52% de reajuste. Mas em setembro, depois de um parecer do Tribunal de Contas do Paraná (TCE), que por sua vez se orientou por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o reajuste foi suspenso.

A suspensão durou três meses. este mês, além de ter de volta os 4,52%, os servidores de Sarandi terão mais uma reposição de 10,96% referente a atual data base e um ganho real de 1,04%.

A previsão é chegar a 16,52 % de reposição, diz o vice-prefeito José Wlademir Garbuggio.[ouça o áudio acima]


A prefeitura diz que a correção salarial é uma forma de devolver o poder de compra ao servidor municipal e reaquecer a economia da cidade.

O impacto na folha de pagamento será de R$ 1mi por ano, sem ultrapassar o limite de gastos com funcionalismo, diz o vice-prefeito. [ouça o áudio acima]

A Lei 173 também impediu a contratação de servidores em setores não envolvidos no combate à pandemia. Como a lei perdeu a validade, a prefeitura pretende voltar a contratar. [ouça o áudio acima]

O reajuste salarial vale para todos os servidores públicos municipais de cargos efetivos ativos, inativos, pensionistas, servidores do quadro do Magistério e cargos em comissão. São ao todo 2.2 mil servidores.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade