Serviço criado por lei em 2011 ainda não foi implantado
Imagem Ilustrativa/Pixabay/Domínio Público

Central de Intérprete de Libras

Serviço criado por lei em 2011 ainda não foi implantado

Educação por Luciana Peña em 03/01/2019 - 11:56

A Central de Intérprete de Libras de Maringá facilitaria a comunicação de surdos em várias situações do dia a dia. A língua brasileira de sinais ganhou visibilidade esta semana após o discurso em Libras da primeira-dama Michele Bolsonaro.

Atualizado às 11h de 04.01.18- Segundo a Secretaria de Assitência Social de Maringá, não existe a 'Central de Intérprete de Libras', mas existe convênios para atendimentos presenciais com instrutores de libras - como em serviços solicitados nos CRAs e atendimentos no Paço Municipal, por exemplo.

Quebrando o protocolo, a primeira-dama Michele Bolsonaro discursou durante a transmissão da faixa presidencial. E não foi um discurso comum. Michele se comunicou em Libras, a língua brasileira de sinais, utilizada por surdos. Michele disse que dará atenção especial a este público. O gesto despertou o interesse pelo assunto.

Você sabe, por exemplo, quantos cursos de Libras são oferecidos em Maringá? A cidade tem um curso de graduação em Letras-Libras com formação em bacharel para Intérpretes, e licenciatura para professores. Há opções de cursos livres também. A Unicesumar está oferendo um curso de Libras online, básico e de graça. São 40 horas de curso a distância e a inscrição pode ser feita até dia 15 no site da instituição. E o que dizem as leis? Onde é obrigatória a presença de um Intérprete de libras?

A diretora-geral da primeira faculdade no Paraná a oferecer o curso, a Eficaz, Amanda Chaves, diz que a legislação abre o mercado de trabalho para os Intérpretes e melhora a vida dos deficientes.

E você sabia que Maringá possui uma central de Intérprete de Libras? Pelo menos no papel. A central não chegou a funcionar, diz o ex-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ricardo Alexandre.

A central teria Intérpretes que poderiam ser acionados online em diversas situações. Um surdo que precisa se comunicar ao chegar num posto de saúde, por exemplo. Nós entramos em contato com a prefeitura e aguardamos um retorno.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade