Semob testa semáforo inteligente em Maringá
Luciana Peña/CBN Maringá

Inteligência Artificial

Semob testa semáforo inteligente em Maringá

Cidade por Luciana Peña em 28/12/2018 - 15:40

Sinaleiro abre e fecha por decisão de um robô que tem a função de tornar o trânsito mais rápido. O sinaleiro de inteligência artificial pode abrir caminho para um carro dos bombeiros e alertar motoristas caso um pedestre esteja na faixa quando o sinal abre para os carros. 

A tecnologia foi desenvolvida por uma empresa de TI de Maringá e está em teste no cruzamento da Avenida João Paulino com a rua Piratininga. O semáforo com inteligência artificial comanda o trânsito. Ele decide se o sinal vai abrir ou fechar de acordo com a necessidade, respeitando o tempo máximo de 90 segundos, A Ana Paula Valente diz que já percebeu diferença. Ela chega mais rápido ao trabalho porque a João Paulino fica menos congestionada.

O empresário Aleksandro Montanha é o dono da empresa que desenvolveu a tecnologia. Ele explica que o semáforo tem inteligência artificial. A função é otimizar os tempos dos sinaleiros. E para isso o sinaleiro, ou robô, utiliza câmeras e sensores.

O semáforo inteligente pode coletar dados de temperatura, abrir caminho para carros de emergência como viatura de bombeiros e alerta carros quando o sinal abre, mas tem pedestre sobre a faixa.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade