Sem interesse de fornecedores, prefeitura não consegue comprar medicamentos
Imagem Ilustrativa/Pixabay/Domínio Público

Marialva

Sem interesse de fornecedores, prefeitura não consegue comprar medicamentos

Paraná por Luciana Peña em 14/02/2019 - 10:00

Na última licitação, a Prefeitura de Marialva não conseguiu comprar 96 tipos de remédios. O estoque atual acaba em dois meses. Outras cidades enfrentam o mesmo problema desde que o Ministério Público recomendou a inclusão do Banco de Preços em Saúde na formação do preço de referência. O teto dos medicamentos diminuiu, afastando fornecedores.

Numa licitação para compra de medicamentos entram na formação do preço de referência vários regulamentos e tabelas. Assim se forma o teto, o preço que não pode ser ultrapassado pelo Poder Público na compra dos produtos. Desde que o Ministério Público recomendou a utilização de mais um parâmetro para a formação do preço, o Banco de Preços em Saúde, esse teto caiu. Bom para o contribuinte que pagará menos pelos medicamentos que vão abastecer os postos de saúde. Mas na prática o que está acontecendo não é nada bom: os fornecedores não estão querendo vender. Em Marialva, o problema é crítico. Na última licitação, de 123 medicamentos na lista de compras, a prefeitura só conseguiu fornecedor para 27. Em 96 itens a licitação deu deserta, quando não aparece fornecedor, explica o diretor de licitação Thiago Medeiros.

A preocupação é grande. O mesmo problema ocorre em outras cidades da Amusep. O risco é de desabastecimento. Em Marialva, o estoque desses 96 medicamentos só dura mais dois meses.

Nós procuramos o Ministério Público, que se manifestou por meio de nota. O MP esclareceu que a recomendação foi feita em agosto do ano passado pelo Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa, o Gepatria, para 69 municípios da região do Gepatria em Maringá. Essa recomendação foi elaborada após o Ministério Público de Contas constatar que algumas prefeituras estavam pagando pelos medicamentos um preço até 30% superior ao valor de mercado. O objetivo é garantir a boa aplicação dos recursos públicos e evitar a atuação “hostil e maliciosa” de determinados empresários.

Ministério Público informa que não recebeu nenhum comunicado oficial sobre licitações desertas como reflexo da recomendação administrativa.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade