Recorde de mortos na pandemia, de quem é a culpa?
CBN Maringá

Opinião

Recorde de mortos na pandemia, de quem é a culpa?

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 26/02/2021 - 08:13

Sociedades são complexas. Difícil definir a culpa, há sim múltiplas responsabilidades. Da mesma forma que muitos contribuem para o aumento do problema há os que buscam a solução dele. Muitas variáveis em uma rede de dependência onde os fatos sociais refletem a cumplicidade dos fatos.

A pandemia do novo coronavírus é uma demonstração clara disso. Ontem tivemos que enfrentar o maior número de mortos em 24 horas, mais de 1,5 mil pessoas. O país já tem mais de 251 mil mortos pela Covid-19. De quem é a culpa? Como falamos, sociedades são complexas. 

A nossa, a sociedade brasileira, tem suas características peculiares. Temos em nossa formação uma distância imensa entre uma base social em condição de risco e pouco produtiva, um topo de pirâmide social com forte influência de mando e indisposta em sintonizar com o restante da sociedade.

Há uma dependência imensa da ajuda pública de grande parte dos brasileiros. Uma dificuldade de subsidiar a população quando se tem que suspender as atividades econômicas. Por isso, não somos a Europa. 

As contradições sociais, diante de uma crise, emergem de seus problemas históricos. Infelizmente eles se traduzem em números quando temos que encarar os efeitos da pandemia.

 

Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade