Quer ficar do lado certo?
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Quer ficar do lado certo?

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 27/05/2020 - 08:19

Imagine a cena de guerra, de conflito, de violência desmedida. O ambiente de destruição da vida humana onde o caos quase sempre se estabelece. Neste locais, o trabalho de uma vida inteira se destrói. São nestes momentos que percebemos a fragilidade do que somos. As nossas certezas e garantias, que nos períodos de paz parecem eternas, em tempos de crise e guerra viram papel molhado que no simples toque se desmancha. 

São nestes tempos de ira que muitos dos seres humanos despertam em si o instinto. A busca pela sobrevivência, daquilo que considera necessário e fundamental se aflora. Assume o controle de nossa consciência. Acaba por nos fazer agir muito próximo do que se condena. O egoísmo, imediatismo e ganância viram argumentos de sobrevivência. A frase na qual se sustenta e é lembrada em tempos de terror é “Cada um por si e Deus por todos”.

Durante os conflitos, principalmente os civis. Há sempre quem se aproveita para usar do caos e a fragilidade das leis para atacar o inimigo. Usa do extermínio para eliminar seus desafetos e colocar a culpa na onda de violência e caos que nos assola. “Lavar as mãos” como um tal pilatos para não ter que assumir a culpa de seus próprios atos. 

Quando ligo a televisão para me distrair encontro em destaque as produções cinematográficas da semana, em regra as histórias de “super heróis” vingadores e destruidores. Exaltasse o aniquilador que combate para não ser aniquilado. O justiceiro humano tem músculo e não cérebro. Sua linguagem é a mesma da agressão que deseja revidar e clama esta prática como “justiça”.

Então quem é o herói? Quem é o bom homem que preserva a vida? A resposta é o solidário. Aquele que reconstrói em meio ao caos. O que busca apontar para o caminho do respeito ao que uma crise deve preservar, a superação. A resposta não está na destruição e sim na construção e reconstrução de possibilidades. A resposta não está em sentar a beira do caminho e lamentar eternamente os mortos. Muito menos em conclamar a vingança de quem os aniquilou, mas de lutar pela manutenção da vida, evitar mais perdas aprendendo com os erros, para que nenhuma pessoa tenha morrido em vão.

Parabéns a todos que praticam a solidariedade, que buscam respostas e que lutam e preservam a vida! Estes são os heróis que devem ser lembrados. Se há esperança, está nas mãos destas pessoas.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade