Que efeito têm os votos branco e nulo nas eleições?
Imagem Ilustrativa | Foto: José Cruz/Agência Brasil

Eleições 2020

Que efeito têm os votos branco e nulo nas eleições?

Eleições 2020 por Luciana Peña em 21/10/2020 - 11:13

Na urna eletrônica há a opção do voto branco e o eleitor ainda pode anular o voto. Mas na prática, os especialistas entendem que não há diferença entre eles e também nenhuma serventia. É apenas o desperdício de um direito de todo cidadão.

O eleitor é obrigado a votar. Tem que comparecer ao local de votação no dia das eleições e escolher um representante que vai governar a cidade, o estado ou o país.

O eleitor que não quiser votar em ninguém, porque não está satisfeito com nenhum candidato, tem a opção de votar branco ou ainda anular o voto.

Mas afinal qual a diferença entre o voto branco e o voto nulo? E qual o efeito deles no resultado das eleições?

Para o especialista em direito eleitoral, o advogado Anderson Alarcon, na prática não há diferença entre o voto branco e o nulo.

E eles também não produzem nenhum efeito no resultado. Antigamente o voto branco era considerado válido e contabilizado para o candidato vencedor. Hoje, conforme a Constituição Federal e a Lei das Eleições, valem só os votos válidos, dados aos candidatos ou às legendas. [ouça no áudio acima]

O eleitor pode anular o voto sem querer, para que isso não ocorra é bom ficar atento à dica: muita atenção e colinha na mão. [ouça no áudio acima]

E vale lembrar que o voto é um direito e um dever. Deixar de exercer esse direito é um equívoco. [ouça no áudio acima]

As eleições municipais serão realizadas dia 15 de novembro das 7h às 17h