Professores ensinam e pais educam
CBN Maringá

Opinião

Professores ensinam e pais educam

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 09/01/2024 - 08:00

O futuro está ao nosso lado.

Podemos ter ao nosso lado uma resposta que buscamos longe dos nossos olhos. Estou falando de nossos filhos. Sou pai, orgulhosamente, e professor, satisfatoriamente. Educar das duas formas é ser também educado, quando estou com meus filhos ou com meus alunos não posso tirar isso da minha mente e dos meus atos.

Nunca esqueço que tenho a oportunidade de conviver com o futuro na forma de filhos e alunos. Meus filhos e alunos nem sempre tem ciência e consciência do que representam. Por isso, é necessário que todo o ato tenha um sentido que faça o futuro ter significado. Não há educação ou ensino sem um propósito.

Claro, nenhum dos dois são perfeitos, nem alunos nem filhos. Vale lembrar que há momentos em que os defeitos e erros são de pais e professores. Importante que isso sempre esteja em nossa mente. Ninguém é perfeito. Porém, há uma responsabilidade inerente a função, mais dos pais e professores, mas também há em ser filho e aluno. O discurso da inocência e da vitimização não educa ninguém.

Educação começa em casa, isso é verdade.

Mas, lhe confesso que educar não passa somente pela sala de aula, é ato contínuo que tem no convívio doméstico o ambiente vital e fatal. Na convivência com os pais se pode consagrar a educação instituída em uma escola ou ela pode naufragar. Nada pior para a valorização do ensino do que um pai que com atos e falas desautoriza e ciência, o conhecimento.

Como professor percebo, e como pai também, o quanto uma escola que tem a convivência e conivência dos pais faz muito mais diferença do que aquela que nada mais é do que o lugar onde se “deposita” os filhos por um tempo.

Muitos pais não querem ter trabalho com seus filhos, por isso, esperam que a escola lhes dê o menor transtorno possível. Alegam, muitos dos pais, que não tem tempo. Mas, na prática, não tem interesse. Vivem em uma relação de compensação material e de culpa negociada com os filhos. Escolas ganham financeiramente com isso. São cúmplices da ausência dos pais e lhes vendem desculpas para aliviar o peso da culpa.

Não deixe que seja tarde.

Quando os pais percebem a distância que criaram em relação aos seus filhos e o quanto desconhecem o ser que convive com eles, já é tarde ou longe demais. A retomada é conflituosa e aí, quem vai ganhar com isso são os terapeutas.

Acompanhe seus filhos, seja uma extensão de sua educação, busque conhecê-los e conhecer a si mesmo. Há coisas que uma escola nunca irá ensinar, somente os pais podem fazer isso. Uma delas é o desejo por viver e buscar em conhecer uma forma de ser uma pessoa melhor.

Para querer se educar há que desejar mudar. Sem um exemplo que toque o coração, a mente não responde. E nessa hora, o mestre mais adequado são os pais. Um professor pode se esforçar em despertar o desejo por viver, mas são os pais o maior exemplo do sentido da vida.

Se você é uma mãe ou um pai, participe da educação de eu filho.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade