Procon-PR orienta os consumidores sobre o golpe do cartão trocado
Foto Ilustrativa: Geraldo Bubnial/AEN

Cuidado

Procon-PR orienta os consumidores sobre o golpe do cartão trocado

Cidade por Victor Ramalho em 16/05/2022 - 15:06

Nesta modalidade de estelionato, o golpista afirma que o cartão do consumidor não está funcionando e afirma que irá trocar de máquina. Neste momento, no entanto, o cartão do cliente também é trocado.

Um consumidor procurou o Procon-PR alegando ter sido vítima de um golpe. Ele tentou fazer uma compra no cartão de crédito durante um show. Na hora de realizar o pagamento, foi informado por um golpista, que se passava por um atendente, que seu cartão havia sido recusado. Uma nova tentativa foi feita, e novamente a compra não foi processada.

Neste momento, o estelionatário afirmou que iria trocar a maquineta. No entanto, ele também trocou o cartão, ficando com o cartão da vítima. A troca só foi percebida pelo consumidor no dia seguinte, quando notou movimentações em sua conta corrente.

A coordenadora do Procon-PR, Cláudia Silvano, explica como o golpe é aplicado. [ouça no áudio acima]

Nessa semana, o órgão expediu uma série de orientações aos consumidores para não caírem neste tipo de golpe. A principal dica é não entregar o cartão na hora da compra. Cabe ao consumidor inserir e também retirar o próprio cartão da maquineta, sem dar brecha para a substituição. Outra dica muito importante é sempre observar o valor que será debitado no visor da máquina, para impedir que possíveis golpistas passem um valor maior do que o acordado na hora da compra.