Problemas ambientais afetam mais elas
CBN Maringá

Opinião

Problemas ambientais afetam mais elas

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 11/12/2023 - 08:00

Agravamento social com as questões ambientais.

Você pode não considerar, mas meio ambiente também envolvem pessoas. Nós consideramos que questões ambientais dizem respeito a clima, vegetação, animais, ou seja, fauna e flora. Mas, e o ser humano? Onde ele fica nesta história?

Ele é o centro da questão. Muito do que provoca devastação ambiental leva consigo a vida de muitas pessoas, direta ou indiretamente. Há um efeito climático na vida humana. O calor excessivo não é só algo que se sente com o aumento da temperatura, isso pode tirar a oportunidade de muitas pessoas.

Para que se tenha uma ideia, as mudanças climáticas e desastres naturais estão afetando meninas em regiões de pobreza extrema. Um levantamento feito pela Fundação Malala, mostra que 12,5 milhões de meninas abandonam a escola por ano para atenderem as necessidades da família afetada pelas mudanças ambientais.

Um tornado, uma enchente, um terremoto, a seca extrema são condições que afetam a vida de famílias de baixa renda que vivem em lugares sem infraestrutura para suportar as consequências destes desastres.

O Brasil é um bom exemplo.

Nós, aqui no Brasil, assistimos este ano a enchentes no Sul do país e a secas no Norte, na região amazônica. Vimos os efeitos sociais destas duas condições antagônicas. Nos dois casos, as famílias de baixa renda foram afetadas e tiveram que mudar sua rotina. Mais trabalho, necessidade de participação dos membros a família na geração de renda. Advinha quem é as primeiras a serem convocadas e terem suas vidas alteradas? As meninas.

Ainda, segundo a Fundação Malala, aumentou o número de casamentos infantis, meninas que são obrigadas a se casarem para que se possa transferir os gastos de sustentação da filha para outro núcleo familiar.

Da mesma forma, o trabalho doméstico cresceu. As meninas são obrigadas a trabalharem para poder ajudar na renda familiar.

Os dados e fatos apresentados aqui foram levantados em 30 países, incluindo o Brasil.

É preciso cuidar do ambiente e ainda mais do ser humano.

Os recursos aplicados na proteção dos seres humanos e de crianças, em especial, são poucos. Segundo dados da Plan Internacional Brasil, uma ONG que busca cuidar e defender crianças e adolescentes em condição de vulnerabilidade, apenas 5% de recursos foram investidos neste sentido. Estes dados em relação a 591 projetos.

A produção de alimentos é outro problema criado pelas questões climáticas. Há uma redução de produção de alimentos de primeira necessidade. E isto afeta a população de baixa renda, afastada de nutrientes mínimos, aumentando a possibilidade de epidemias.

Precisamos colocar os seres humanos no centro da questão ambiental. Não é só uma questão de proteger a fauna e a flora, mas proteger pessoas. Nós, seres humanos, somos agentes diretos de um ecossistema e o alteramos. Precisamos saber nos proteger e ter ciência que essa é a ação mais importante quando se fala em preservação ambiental.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade