Prefeitura notifica hospital por realizar cirurgia eletiva
Foto: Divulgação/Prefeitura de Maringá

Maringá

Prefeitura notifica hospital por realizar cirurgia eletiva

Cidade por Letícia Tristão em 28/02/2021 - 16:11

A Prefeitura de Maringá informou que notificou, nesse sábado (27), um hospital de Maringá por realizar uma cirurgia eletiva.

Segundo a prefeitura, o Hospital Bom Samaritano foi notificado pela Vigilância Sanitária por realizar uma cirurgia estética. Segundo o município, o procedimento não é considerado emergencial e está proibido pelo decreto 585/2021. A notificação pode se transformar em multa de R$ 10 mil.

Na nota, a prefeitura afirma que: “o artigo 1º do Decreto 6983 diz que da zero hora de hoje [sábado], até às 5 horas do dia 8 de março de 2021, deverá ser suspenso ‘o funcionamento de serviços e atividades não essenciais em todo território, como medida de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia da Covid-19”.

Ainda segundo a prefeitura, a proibição de cirurgias estéticas nesse período é para que profissionais da saúde possam se dedicar aos pacientes com coronavírus e para liberar leitos de enfermaria e UTIs.

A reportagem entrou em contato com o hospital. Em nota, a assessoria de imprensa do Bom Samaritano afirmou que a resolução da Sesa 222/2021 suspende os procedimentos a partir de 1º de março. Leia na íntegra:

“O Hospital Bom Samaritano de Maringá (PR) esclarece que o Decreto Estadual número 6.983/2021 não traz nenhuma proibição quanto à realização de qualquer espécie de procedimento médico, seja eletivo ou não. O hospital esclarece também que a Resolução SESA número 222/2021, que prevê a suspensão das cirurgias eletivas, entra em vigor apenas em 1º de março de 2021 e, portanto, até essa data, não há qualquer disposição da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná que proíba a realização de procedimentos médicos, seja eletivo ou não.

O Hospital Bom Samaritano reitera seu integral respeito à legislação e à população de toda a região, e ressalta o esforço de toda a sua equipe médica e administrativa no cenário atual, tendo adotado ações que vão desde programas de esclarecimento e atendimento ao público até doação de alimentos para populações atingidas pelos impactos da pandemia; nesse caso, em particular, junto com o grupo empresarial do qual faz parte foi o maior doador de alimentos em todo o estado do Paraná, levando em consideração as cidades onde atua.”

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade