Prefeitos querem royalties do petróleo e o fim da Lei Kandir
Luciana Peña/CBN Maringá

Amusep

Prefeitos querem royalties do petróleo e o fim da Lei Kandir

Paraná por Luciana Peña em 08/02/2019 - 10:45

Essas são algumas das reivindicações que serão levadas ao Governo Federal. O assunto está em debate em reunião da Amusep. Durante a reunião, os prefeitos também vão elaborar uma lista de demandas para o Governo do Estado.

Prefeitos da região da Amusep estão reunidos nesta sexta-feira em Maringá. Além de prefeitos, participam o deputado estadual Homero Marchese e o superintendente regional do DER, Otávio Rocha. O consultor da Confederação Nacional dos Municípios, ex-prefeito de Barracão, Joarez Henrichs, também foi convidado para a reunião.

Ele apresentou a lista com cinco reivindicações que são prioridade para os municípios do país. Entre elas, duas são mais urgentes. O fim da Lei Kandir, que aprovada em 1996 para dois anos, acabou se tornando permanente. Pela lei, 20% de toda receita das cidades e estados vão direto para o caixa da União.

Outra urgência é a repartição da sessão onerosa do pré-sal, que este ano vai render bilhões de reais para o Governo Federal. A lei do pré-sal prevê que 100% dos royalties do petróleo fiquem com a União. Uma outra lei que está na Justiça determina a repartição entre União, estados e municípios, independentemente da região produtora.

Durante a reunião, os prefeitos vão elaborar também uma pauta de reivindicações para o Estado. Cada prefeito vai fazer o pedido e a lista deve ficar pronta na semana que vem. O prefeito de Maringá Ulisses Maia já tem a relação dos pedidos que entrarão nesta lista. Saúde e licenciamento ambiental são outros temas em debate na reunião da Amusep.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade