O vai e vem de preços dos combustíveis é resultado do mercado internacional onde o petróleo é cotado em dólar. Pelo menos no caso do diesel e da gasolina, é assim. Mas o etanol também está aumentando de preço. Nos últimos 30 dias houve um aumento de 20% na Bolsa de Vendas de Etanol, segundo o Núcleo Setorial de Postos de Combustíveis. Mas não é só o consumidor que está perdido em meio a tanto aumento, sem conseguir planejar os custos no fim do mês. Os donos de postos também estão se surpreendendo com repetidos reajustes. O empresário Paulo Vital diz que nesta quarta-feira foi pego de surpresa com mais um reajuste, e que não estava programado.
Muitos donos de postos estão acionando a distribuidora na Justiça por falta de informação e até de justificativa para os aumentos. São postos que compram da Petrobras Distribuidora.
O presidente do Núcleo Setorial dos Postos de Combustíveis, Geraldo Conte, explica que o Núcleo pouco pode fazer em relação a essa situação. Cabe a cada empresário calcular até onde pode segurar o preço para não perder clientes e vendas.
Quando o etanol anidro tem reajuste, a gasolina também fica mais cara por causa da mistura de etanol anidro na gasolina.
A CBN está tentando contato com a Petrobras Distribuidora para comentar o assunto