Por que somos animalescos?
CBN Maringá

Opinião

Por que somos animalescos?

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 23/06/2023 - 08:00

Nossos dilemas

Você gosta de dilemas? Um deles na atualidade está na conduta humana. Estaríamos vivendo um aumento das ações ilícitas ou o ser-humano está mais exposto e sendo flagrado nos atos de barbaridade?

Ontem uma reportagem mostrou em uma escola no interior de São Paulo, uma criança que foi colocada dentro de uma jaula. Horrível, impensado. Mas, o ato é de um ser humano.

Agressões contra mulheres, barbarismos no trânsito, ofensas extremas, filmadas e postadas. O lado podre da existência está na vitrine.

Tem mais por aí...

Vamos a mais dilemas, neste mundo da comunicação sempre estamos falando do consumo de drogas. Também temos noticiado cada vez mais a apreensão de entorpecentes.

A pergunta é, o tráfico de drogas está sendo derrotado pelo aparato de segurança ou a quantidade de drogas traficada e consumida cresce na proporção da apreensão?

Logo, estaria a polícia enxugando gelo? A guerra está perdida e estamos vivendo da aparência midiática, seria a pirotecnia?

Aqui vale lembrar que as pessoas não filmam os vícios e os viciados com tanta intensidade quanto o aparato de segurança anuncia suas apreensões.

Podemos concluir que...

Logo, os seres humanos nunca foram “santos”, por mais que idolatrem a santidade. O que estamos vendo noticiado, denunciado, exposto, são condutas que fazem parte do repertório de maldades há um bom tempo.

O que se pode acrescentar é a liberdade de escolha e o que os seres humanos têm disponíveis para escolherem. Os ambientes na atualidade oferecem condições para que o impulso, o instinto, o ato insano, que ficava somente na mente agora possa se traduzir em ação.

Aquilo que as pessoas controlavam com a educação civilizadora, o culto a moral ou a ética social, agora está fragilizada pela possibilidade impulsiva de fazer quase que por instinto, sem filtro ou controle. Estamos mais animalescos e cercados de tecnologia, rodeados de conteúdos que podem ser usados para o bem ou o mal.

Por falta de autocontrole, descontrolados, nós somos um perigo.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade