População se une em caminhada contra o câncer de mama
Carina Bernardino/CBN Maringá

Outubro Rosa

População se une em caminhada contra o câncer de mama

Por Carina Bernardino em 27/10/2019 - 11:40

Milhares de pessoas participaram. A ação encerrou as atividades do mês Outubro Rosa pela prefeitura de Maringá

Player Ouça

Homens, mulheres e crianças vestiram rosa neste domingo (27) durante a caminhada contra o câncer de mama em Maringá, doença que matou 38 mulheres este ano no município. Em 2018 foram 46 óbitos. A ação aconteceu no entorno do Parque do Ingá, para marcar o fim da campanha Outubro Rosa pela prefeitura de Maringá. É que segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 90% dos tumores são detectados por pacientes, por isto a importância do autoexame. A secretária da Mulher, Cláudia Palomares, reforça o alerta para o autocuidado das mulheres.

O tema da campanha do Outubro Rosa deste ano foi exatamente este: “Se cuidar também é um ato de amor”. É isto que a dona de casa Nadir Fernandes tem feito há tantos anos. Felizmente ela não teve a doença, mas conhece muita gente que enfrentou o câncer de mama.

Entre os apoiadores da causa encontramos a pensionista Esmeralda Oliveira, que também faz com frequência o autoexame da mama.

Também vestido de rosa o autônomo Antônio Carlos de Freitas caminhou no entorno do Parque do Ingá neste domingo em prol das mulheres. Ele entende ser necessária campanhas como a do Outubro Rosa, porque são lembretes de que a prevenção é o caminho para combater a doença. 

Além da caminhada do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde ofertou diversos serviços aos participantes no entorno do Parque do Ingá, como aferição de pressão e exames de glicemia e hepatite.

Dos 46 óbitos pela doença ocorridos no ano passado em Maringá, 23 foram de mulheres com 65 anos ou mais, 10 na faixa etária de 55 a 64 anos, 9 casos entre os 45 e 54 anos e 4 entre mulheres com 25 e 34 anos. O câncer de mama corresponde a quase 30% do novos casos de câncer registrados todos os anos no Brasil. 

Notícias da mesma editoria