Poemas de Carlos de Assumpção mostram o Brasil real
Carlos de Assumpção | Foto: Reprodução/Imagem extraída de 'gcn.net.br'

Biblioteca CBN

Poemas de Carlos de Assumpção mostram o Brasil real

Biblioteca CBN por Victor Simião em 17/10/2020 - 11:29

Aos 93 anos, 90 textos do escritor estão reunidos em “Não pararei de gritar”, lançado neste ano pela Companhia das Letras. No volume, temas como racismo, diáspora e sobrevivência em um país com raízes escravocratas são abordados. Os versos dele, um homem negro, têm oralidade, nos ligando diretamente a manifestações como o rap e o slam. O passado e a presença dos ancestrais estão presentes na voz de Assumpção. “O silenciamento imposto pelo país aos negros impediram o reconhecimento do autor de forma até este momento. Que bom poder lê-lo”, diz o colunista Victor Simião. Na coluna, Simião diz que o escritor tem 92 anos. O correto é 93 - 92 ele tinha quando o livro foi lançado. 

 

Você tem uma pergunta ou sugestão para o Victor Simião? Envie e-mail para bibliotecacbn@cbnmaringa.com.br ou mande uma mensagem para o WhatsApp da rádio. O número é (44) 99877 9550.

O colunista está no Twitter e no Instagram. Ele também é cronista do GMC Online, portal de notícias do Grupo Maringá de Comunicação. Lá, Victor Simião assina a coluna "Bloco de Notas".  

O Biblioteca CBN vai ao ar aos sábados, às 10h40.