Poemas de Carlos de Assumpção mostram o Brasil real
Carlos de Assumpção | Foto: Reprodução/Imagem extraída de 'gcn.net.br'

Biblioteca CBN

Poemas de Carlos de Assumpção mostram o Brasil real

Biblioteca CBN por Victor Simião em 17/10/2020 - 11:29

Aos 93 anos, 90 textos do escritor estão reunidos em “Não pararei de gritar”, lançado neste ano pela Companhia das Letras. No volume, temas como racismo, diáspora e sobrevivência em um país com raízes escravocratas são abordados. Os versos dele, um homem negro, têm oralidade, nos ligando diretamente a manifestações como o rap e o slam. O passado e a presença dos ancestrais estão presentes na voz de Assumpção. “O silenciamento imposto pelo país aos negros impediram o reconhecimento do autor de forma até este momento. Que bom poder lê-lo”, diz o colunista Victor Simião. Na coluna, Simião diz que o escritor tem 92 anos. O correto é 93 - 92 ele tinha quando o livro foi lançado. 

 

Você tem uma pergunta ou sugestão para o Victor Simião? Envie e-mail para bibliotecacbn@cbnmaringa.com.br ou mande uma mensagem para o WhatsApp da rádio. O número é (44) 99877 9550.

O colunista está no Twitter e no Instagram. Ele também é cronista do GMC Online, portal de notícias do Grupo Maringá de Comunicação. Lá, Victor Simião assina a coluna "Bloco de Notas".  

O Biblioteca CBN vai ao ar aos sábados, às 10h40.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade