Podcast ‘Linha do Tempo’ relembra história das ruas e avenidas de Maringá e cria debate sobre mobilidade urbana
Foto: Reprodução

Episódio 9

Podcast ‘Linha do Tempo’ relembra história das ruas e avenidas de Maringá e cria debate sobre mobilidade urbana

Podcast por Monique Manganaro/GMC Online em 08/06/2022 - 18:13

Algumas vias de Maringá ajudam a contar a história da cidade. A tradicional Avenida Brasil, por exemplo, foi criada ainda nos primeiros anos do município e até hoje é referência para o deslocamento da população. 

No nono episódio do podcast “Linha do Tempo”, projeto do Grupo Maringá de Comunicação (GMC) para celebrar os 75 anos da Cidade Canção, a jornalista Brenda Caramaschi recebeu especialistas para relembrar a história de grandes ruas e avenidas maringaenses, das primeiras estações rodoviárias da cidade e criar um debate sobre mobilidade urbana.

Entre os convidados estava o pesquisador e criador do Maringá Histórica, Miguel Fernando, que falou sobre a primeira avenida criada na cidade. Segundo ele, a via foi projetada com viés comercial e recebeu o nome de Avenida Brasil. “Essa avenida, posteriormente, com o projeto do Jorge Macedo Vieira, ela vai ter uma continuidade na nova região da cidade, estabelecida mais a leste do núcleo embrionário [Maringá Velho], que vai se chamar Maringá Novo. Essa avenida permanece, cruza a cidade de leste a oeste, sendo a principal via econômica, uma referência. Sem dúvidas, ela não é a única via comercial, mas é a principal e nos dá uma referência de crescimento urbano”, destacou Fernando. 

“Sem dúvidas, quando a gente pensa na ocupação capitalista dessa região, a gente percebe que foi necessário a circulação. Então, até a abertura da ferrovia e a via rodoviária paralela, a gente não tinha acesso. A ocupação mais voltada para comercialização acontece a partir desse acesso. Então, a Avenida Brasil nasce paralela à ferrovia e como a ocupação foi se dando a partir do Maringá Velho, depois para o Maringá Novo, isso consolida a Avenida Brasil como um forte eixo de comércio, porque ali passavam as pessoas e o comerciante quer estar onde passam as pessoas”, acrescentou a professora doutora em Arquitetura e Urbanismo Fabíola Cordovil. 

Ao longo do desenvolvimento de Maringá, a Avenida Brasil precisou passar por mudanças para acompanhar o crescimento da cidade e continuar comportando o fluxo de pessoas que trafegam diariamente. Uma das principais e mais recentes reformulações que a via sofreu ocorreu em 2009. “Desde o princípio, a Avenida Brasil teve as espinhas de peixe, os estacionamentos sobre o canteiro central. Isso, para baixos volumes de tráfego, funciona muito bem. A cidade ainda era pequena e era uma comodidade muito grande. Mas, com o tempo, isso se tornou impossível. Então houve uma reformulação e uma decisão muito acertada de fazer uma ciclovia”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana de Maringá, Gilberto Purpur.

Ao longo do episódio, os convidados também destacaram outro importante ponto para o crescimento de Maringá: o primeiro aeroporto da cidade. O bate-papo também teve a contribuição do superintendente do Aeroporto Regional Silvio Name Junior, Fernando Rezende. 

O episódio do podcast Linha do Tempo que relembrou a história de ruas e avenidas de Maringá é o nono capítulo da caminhada pela história da cidade. Veja os temas dos demais episódios: 

1º episódio: trajetória da Universidade Estadual de Maringá (UEM);
2º episódio: história da comunicação em Maringá;
3º episódio: desenvolvimento do comércio maringaense;
4º episódio: arborização de Maringá e a história do Parque do Ingá
5º episódio: Catedral de Maringá;
6º episódio: influência agronegócio em Maringá;
7º episódio: história do esporte em Maringá;
8º episódio: os imigrantes em Maringá.

Sobre o podcast

O podcast “Linha do Tempo” é um dos produtos criados para celebrar a história de Maringá enquanto o município comemora 75 anos de existência. Durante todo o mês de maio e junho, o Grupo Maringá de Comunicação vai relembrar antigas memórias e lançar um olhar sobre o presente e o futuro da Cidade Canção em um projeto que abrange diferentes mídias e formatos.

O podcast, que fará um mergulho na história de Maringá por diferentes ângulos ao longo de 10 episódios, pode ser assistido no canal do Youtube do Portal GMC Online e da Maringá FM ou ouvido nas principais plataformas de streaming, como Deezer e Spotify.

Além disso, o projeto Linha do Tempo também contempla um passeio físico, no coração de Maringá. 75 banners com fotos antigas de fatos que marcaram a história maringaense foram espalhados pelo Parque do Ingá, um dos maiores símbolos do município. Além de contemplar as fotos, os visitantes podem tornar a viagem ao passado ainda mais imersiva, mergulhando em reportagens especiais do Portal GMC Online. Basta apontar o celular para o QR Code estampado no banner para ser direcionado a uma página com as matérias alusivas ao aniversário de Maringá.

A Linha do Tempo – Maringá 75 anos tem apoio cultural de Prefeitura de Maringá; Copel – Governo do Paraná; Usina Santa Terezinha e Grupo Maringá de Comunicação.

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550