Piano que foi Joubert de Carvalho será utilizado por músicos
PMM

Clássico

Piano que foi Joubert de Carvalho será utilizado por músicos

Por Victor Simião em 12/12/2019 - 16:50

O instrumento, feito em 1899, foi restaurado e está no Centro de Ação Cultural.

Player Ouça a reportagem

Não duvide, ele é uma estrela. Feito em 1899, ai de quem chamá-lo de velho. É clássico, isso sim. Pesando 280 quilos, o piano Steinway & Sons tem 1m80 de comprimento, 1m47 de largura e 95 centímetros de altura. Do tipo meia cauda, o instrumento tem três pedais e 88 teclas.

Adquirido em 1991 pela Prefeitura de Maringá, o piano pertenceu ao compositor Joubert de Carvalho, autor da música “Maringá’. Após uma temporada em Curitiba para restauração, o item retornou à cidade. Agora, está no CAC, o Centro de Ação Cultural, que será reinaugurado na semana que vem, na Avenida XV de Novembro, antiga biblioteca municipal. Local, aliás, que abrigou o piano durante anos.

Na capital, o instrumento recebeu peças novas e uma nova pintura. Em breve, deve receber os dedos dos artistas. O piano poderá ser utilizados em apresentações do Convite à Música no gênero instrumental ou erudita; ou em aulas que serão ofertadas no CAC, diz o secretário de Cultura Miguel Fernando Perez.

Aliás, o piano Joubert de Carvalho está sob processo de tombamento para tornar patrimônio histórico. Enquanto isso não acontece, e nem mesmo o instrumento é tocada, a gente fica imaginando, sonhando com as possíveis músicas que serão tocadas no futuro.

Notícias da mesma editoria