Piano que foi Joubert de Carvalho será utilizado por músicos
PMM

Clássico

Piano que foi Joubert de Carvalho será utilizado por músicos

Cultura por Victor Simião em 12/12/2019 - 16:50

O instrumento, feito em 1899, foi restaurado e está no Centro de Ação Cultural.

Não duvide, ele é uma estrela. Feito em 1899, ai de quem chamá-lo de velho. É clássico, isso sim. Pesando 280 quilos, o piano Steinway & Sons tem 1m80 de comprimento, 1m47 de largura e 95 centímetros de altura. Do tipo meia cauda, o instrumento tem três pedais e 88 teclas.

Adquirido em 1991 pela Prefeitura de Maringá, o piano pertenceu ao compositor Joubert de Carvalho, autor da música “Maringá’. Após uma temporada em Curitiba para restauração, o item retornou à cidade. Agora, está no CAC, o Centro de Ação Cultural, que será reinaugurado na semana que vem, na Avenida XV de Novembro, antiga biblioteca municipal. Local, aliás, que abrigou o piano durante anos.

Na capital, o instrumento recebeu peças novas e uma nova pintura. Em breve, deve receber os dedos dos artistas. O piano poderá ser utilizados em apresentações do Convite à Música no gênero instrumental ou erudita; ou em aulas que serão ofertadas no CAC, diz o secretário de Cultura Miguel Fernando Perez.

Aliás, o piano Joubert de Carvalho está sob processo de tombamento para tornar patrimônio histórico. Enquanto isso não acontece, e nem mesmo o instrumento é tocada, a gente fica imaginando, sonhando com as possíveis músicas que serão tocadas no futuro.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade