Osmar publica nota em que deixa em aberto acordos e alianças
CBN Maringá

O Assunto é Política

Osmar publica nota em que deixa em aberto acordos e alianças

O Assunto é Política por Diniz Neto em 06/06/2018 - 10:00

Esse é outros temas são assuntos da coluna de Diniz Neto.

TEMPO Faltam 123 dias para as eleições de 7 de outubro, primeiro turno.

OSMAR DIAS

Até demorou um pouco. A primeira publicação aconteceu às 12h13 minutos, em grupo de apoio a Osmar Dias para governador, no Whatsapp. Uma hora depois, às 13h15, a publicação chegou ao Facebook de Osmar.

A nota foi sobre notícias de sua presença na festa de aniversário do deputado federal João Arruda. Ele não confirmou acordo com o senador Roberto Requião (MDB). Disse que está “conversando com todos os potenciais aliados e com partidos interessados em discutir um novo projeto para o Estado. E quanto às alianças, elas só serão formalizadas por ocasião das convenções. Até lá, estamos abertos a conversar com todos os partidos, mas deixando claro que o apoio deve ser ao projeto de Estado que estamos construindo”.

Sites e blogs publicaram ontem, com fotos, que no aniversário do deputado Osmar e Requião haviam anunciado um acordo para as eleições.

Importante: A nota de Osmar Dias não descarta o acordo, mas também não o confirma, deixando a oficialização de qualquer apoio para as convenções partidárias.

A informação do acordo correu rapidamente foi suficiente para gerar apoios e críticas, inclusive em espaços privativos da pré-campanha de Osmar Dias.

No Twitter e na página de Requião no Facebook não houve publicação sobre o aniversário e o encontro com Osmar.

 

AGENDA CHEIA

Depois de mais de uma semana sem muita movimentação, Ratinho Junior (PSD) começou a semana agitado. Participou de várias reuniões e entrevistas, em Curitiba.

A direção executiva do PSD realizou reunião na segunda-feira, ao meio dia.

 

CREDENCIAMENTO PIONEIRO NA SAÚDE

A governadora Cida Borghetti lançou nesta terça-feira (05) edital de credenciamento para incluir os serviços de reprodução assistida pelo sistema público de saúde.

O Paraná é o primeiro a fazer este atendimento pelo SUS. A medida pioneira faz parte de uma série de outras ações que reforçam o atendimento da saúde da mulher.

O teste do pezinho para recém-nascidos foi ampliado e passa de seis para 11 doenças raras identificáveis. As novas medidas fazem parte da Atenção Integral à Saúde da Mulher.

 

CÂMARA AGUARDA PUBLICAÇÃO DA DECISÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

A Comissão Processante (CP) contra o vereador Homero Marchese aguarda a publicação da decisão do Tribunal de Justiça para recurso apresentado pelo vereador.

A informação é que o colegiado da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná negou recurso ao vereador, considerando correta a instalação e funcionamento da CP. Mas é preciso aguardar publicação na sua totalidade.

O vereador Homero somente vai se pronunciar após esta publicação.

 

CONTRA

Os vereadores Chico Caiana (PTB), Onivaldo Barris (PHS) e Sidnei Telles (PSD) votaram contra projeto de lei do vereador William Gentil, que mexe na legislação do comércio de ambulantes.

O projeto 14.482/2017, aprovado ontem, em primeira discussão, segundo os vereadores que votaram contra o projeto, abre demais as possibilidades do comércio ambulante, inclusive em alimentos. Eles defendem que seja melhor debatido e que seja modificado.

O que amplia: X – café, refrigerante e água mineral; XI – pães, salgados, bolos e tortas; XII – vassouras, rodos e similares.”

O Artigo 2º revoga o artigo 10 da Lei n. 5.855/2002, que completava a normatização dos tipos de produtos que podem ser vendidos por ambulantes.

 

HORAS EXTRAS

O secretário de Saúde, Jair Biatto, esteve ontem na Câmara Municipal, explicando as horas extras e a jornada de trabalho, com redução de 40 para 30 horas.

O secretário explicou que são feitas 30 mil horas extras por mês. Há um controle sendo feito para tentar reduzir este volume.

Já a redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais foi uma promessa de campanha, mas ainda está em estudos para se definir o que e como poderá ser feita.

Na reportagem da CBN Maringá ficou claro que as contas não batem. Parece muito difícil reduzir horas extras e, ao mesmo tempo, a carga horária dos funcionários.

Lembrando que este tempo de trabalho dos servidores deve ser para o atendimento à população no Hospital Municipal, nas UPAS e demais unidades, órgãos e setores de saúde pública administrados pelo município.

 

APROVADO BARRACÃO SOLIDÁRIO

A Administração Municipal instituirá o Barracão Solidário, com a finalidade de receber, armazenar e distribuir gratuitamente à população carente, de acordo com critérios próprios,

móveis, aparelhos eletroeletrônicos e utensílios domésticos doados pela comunidade.

O projeto é de autoria do vereador Belino Bravin.

 

MUNICÍPIOS - MARIALVA

O Presidente da Câmara Municipal de Marialva, Ricardo Vendrame (Progressistas), disse estar preocupado com a saúde financeira do Município, especialmente em relação aos gastos com pessoal.

O presidente, em nome da Mesa Diretora, convidou o secretário de Finanças, Bruno Costa de Oliveira, para prestar esclarecimentos sobre o percentual de gastos com pessoal e encargos sociais, do Executivo.

Ricardo Vendrame adianta que a Câmara exercerá com equilíbrio a sua função fiscalizadora. Importante compreender quais motivos levaram a esse percentual e quais medidas serão adotadas para normalizá-lo.

Lembrando que a prestação de contas foi realizada na Câmara de Marialva no dia 30 de maio, com a presença de apenas um dos nove vereadores, Wesley Araújo (PR).

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade