Os outros não são você, aceite!
CBN Maringá

Opinião

Os outros não são você, aceite!

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 18/12/2023 - 08:00

Os riscos do pré-julgamento.

O pré-julgamento é uma arma perigosa. Ficar julgando os outros sem conhecer. Quantas vezes você já deve ter presenciado alguém decretar uma sentença sobre uma determinada pessoa que sequer conhecia direito. Isso não é certo, mas é comum.

De onde vem isso? Na história as associações de pessoas e valores é uma constante. O historiador norte-americano, Benedict Anderson, fez análises sobre as migrações e os encontros culturais que geraram diversas nações no Globo.

Para ele, fatos associados a uma determinada população acaba por decretar todos desta comunidade a terem que carregar o estigma e a condenação de um ato preestabelecido. O preconceito racial no Brasil é um exemplo disso.

Preconceito está em todo o lugar.

Nas empresas, estas associações ocorrem. Parte delas, das ações de preconceito, constituídas em valores de senso-comum. A generalização que facilitar o raciocínio e ao mesmo tempo propaga injustiças e erros de médio e longo prazo.

Conheça antes de julgar e condenar. Mesmo que o outro tenha algo que não lhe agrade, lembre-se, você também é o objeto de agravo e o desafeto de alguém. Nas relações sociais se via de mão dupla. Quem é unânime no ódio ou no amor é quase sempre uma imagem distorcida pelo excesso.

Por isso, ter a chamada alteridade é fundamental. Respeitar o outro não é aceitar e valorizar o que ele faz, é entender o porquê faz e naquilo que não lhe afeta, deixar ser. Não se incomodar com a presença que não lhe diz respeito. Muito do que incomoda no outro são coisas mal resolvidas em nós. Principalmente quando o desgostar se transformar em agressão.

Conviver com a diversidade não é deixar de ser quem é, mas entender as possibilidades que existem de ser diferente. Apenas isso.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade