O trabalho de todo o dia
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

O trabalho de todo o dia

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 01/05/2020 - 08:28

O trabalho é o elemento fundamental da vida social. Não há o que define a unidade social com tanta precisão do que a divisão social do trabalho. O “porque” estamos juntos. A sobrevivência enquanto espécie nos exige a unidade. Aprendemos ao longo da história de que a satisfação particular é atendida dentro de uma vida coletiva. Raro de nós se aventura na solidão. Se o faz, será um ermitão solitário e sem evolução. 

O trabalho que nos falta precisa ser a nossa principal identidade. Também o sentido do que nos une. A relação de transformar as coisas para nos atender. A vida que temos é fruto do trabalho, não pode ser encarada como uma construção divina. Hoje, infelizmente, muita gente considera que o trabalho não está por de trás das coisas, há quem acredite em magia na construção do mundo. 

Hoje lembramos do trabalho, o qual falta para muitos dos brasileiros. Parte considerável dos que têm trabalho não o tem com segurança. A instabilidade nas relações predomina no Brasil. A maioria dos brasileiros está distante de uma remuneração que lhe dê o sustento do mínimo necessário. Porém, também está maioria não tem qualificação para obter pelo seu mérito um ganho mais significativo.

Acredito de que se tivermos todos um acesso ao trabalho digno, na sua condição vital de manutenção da vida, parte considerável das necessidades sociais estariam superadas. As crises educacionais, de saúde ou segurança estariam superadas. A sociedade seria melhor se as condições de trabalho também fossem.

Por isso, o trabalho merece ser lembrado. Ele é fundamental para entender os seres humanos e tudo o que eles construíram. É dele, o trabalho se constrói a vida. Sempre.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade