O segundo mandato de Said Ferreira - História das Eleições

Podcast

O segundo mandato de Said Ferreira - História das Eleições

Podcast por Reginaldo Dias em 23/10/2020 - 12:02

O História das Eleições é apresentado pelo professor e historiador Reginaldo Dias.

Ouça o 25º episódio:

Olá, pessoal, nossa viagem no tempo hoje nos leva à eleição de 1992. Vou narrar para vocês como o médico Said Ferreira conquistou o seu segundo mandato como prefeito de Maringá.


A eleição municipal de 92 talvez tenha sido a mais previsível da história até então, pois o ex-prefeito Said Ferreira liderou as pesquisas de intenção de voto do início ao fim, com larga vantagem sobre os concorrentes, vindo a ser eleito com 56% dos votos.


Os demais candidatos foram: o engenheiro e secretário municipal Miro Falckemback (PFL), apoiado pelo prefeito Ricardo Barros; o empresário Odílio Balbinotti (PTB); o promotor de Justiça Joel Coimbra (PDT); o professor universitário Aníbal Moura (PT), o médico e presidente da Câmara Municipal Marco Antônio Rocha Loures (PL); o engenheiro Walber Guimaraes Jr (PSDB). Completava o leque o candidato Assendino Santana, do PRP.


A eleição de Said Ferreira se explica por duas variáveis: a) boa memória existente sobre a passagem dele pela prefeitura; b) pela dura e eficiente oposição ao prefeito Ricardo Barros. Formava-se uma rivalidade que marcaria época, comparável apenas àquela que opôs, na década de 1960, João Paulino e Leon Perez.


Em 92, o prefeito Ricardo Barros chegava ao final de seu mandato divulgando a realização de um amplo leque de obras e também a introdução de modalidades inovadoras de gestão da máquina pública, por intermédio da terceirização dos serviços. O estilo arrojado e inovador, porém, gerou matéria-prima para a oposição, liderada por Said Ferreira.


Na campanha eleitoral, Said incidiu sobre um tema delicado e potencialmente polêmico: o aumento de impostos. Em um período de crise econômica nacional, para compensar a dificuldade de captação de verbas federais, o prefeito Ricardo Barros valeu-se da geração de receitas próprias para viabilizar as obras, atualizando os valores dos tributos municipais.


Said Ferreira propôs, ao longo da campanha, rebaixar os valores de IPTU já lançados e até devolver a diferença de valores aos contribuintes que já haviam liquidado o débito. No exercício do novo governo, isso se mostraria inexequível, mas ampliou, durante a campanha eleitoral, o já elevado potencial de votos do candidato.


O prefeito Ricardo Barros teria sucesso em novos projetos, elegendo-se sucessivas vezes para a Câmara Federal e exercendo uma liderança que chega aos nossos dias, mas, em 1992, Said Ferreira levou a melhor e voltou à prefeitura, acompanhado de seu vice, o então vereador Mário Hossokawa.


Odílio Balbinotti chegou em segundo lugar, com 19%, e Joel Coimbra foi o terceiro colocado, com 10%.


Said Ferreira foi o primeiro e único prefeito a voltar ao cargo na eleição subsequente ao término de seu primeiro mandato. É lícito dizer que houve uma “era Said Ferreira” na história política local.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade