Número de mortes no trânsito em Maringá neste ano é o menor desde 1997
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/PMM

Trânsito

Número de mortes no trânsito em Maringá neste ano é o menor desde 1997

Trânsito por Luciana Peña em 29/12/2021 - 09:53

Segundo dados atualizados na segunda-feira (27), 30 pessoas morreram este ano no trânsito da cidade. Uma análise da série histórica revela que os homens, motociclistas e com idade entre 20 e 29 anos são as principais vítimas.

Toda morte no trânsito da cidade é impactante porque em tese, com o respeito às leis de trânsito, é possível prevenir os acidentes.

No último fim de semana, uma mulher morreu atropelada por uma motocicleta em Maringá. A filha dela, uma criança, também foi atingida pela moto.

O motociclista estava empinando a motocicleta e o caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada de Trânsito.

Na segunda-feira (27), a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) atualizou as estatísticas de acidentes e mortes.

De janeiro até essa data, 30 pessoas morreram no trânsito urbano de Maringá. Desde 2009 essa estatística não considera as mortes na Avenida Colombo.

A série histórica começou em 1997. De lá para cá os números oscilam. Em 2020, em plena pandemia, 44 pessoas morreram em acidentes de trânsito, cinco vítimas a mais em relação ao ano anterior.

2021 é o ano com o menor número de mortes desde 1997. Depois dele vem 2016, com 38 mortes.

Para o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, a suspensão de aulas presenciais na Universidade Estadual de Maringá tem um importante impacto nesta redução de mortes. [ouça o áudio acima]

As estatísticas da Semob permitem também entender quem é a principal vítima do trânsito.

Neste caso a análise é de dados desde 2005.

Desta data em diante, 914 pessoas morreram no trânsito de Maringá. A grande maioria, 738, eram homens.

Neste período os motociclistas também foram as principais vítimas: 485, seguidos de pedestres: 223.

E a faixa etária com mais mortes foi a de 20 a 29 anos: 233 vítimas. Depois desta faixa há uma tendência de queda, mas o percentual volta a subir a partir dos 70 anos de idade.

O gerente de educação no trânsito da Semob, Rafael Martins, diz que existem projetos em andamento para conscientizar motociclistas e motoristas sobre a segurança no trânsito. [ouça o áudio acima]

As estatísticas da Semob são repassadas pelo 4º Batalhão de Polícia Militar, que considera morte no trânsito aquela ocorrida em até 30 dias após o acidente.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade