No Dia Nacional da Língua Portuguesa responda: o nosso idioma é maltratado?
Imagem ilustrativa/Foto: Reprodução/internet

5 de novembro

No Dia Nacional da Língua Portuguesa responda: o nosso idioma é maltratado?

Educação por Luciana Peña em 05/11/2019 - 11:03

 O que acharia Ruy Barbosa da comunicação nas redes sociais? Professora de português dá dicas do que não pode faltar na hora de falar ou escrever.

A disciplina de língua portuguesa, com suas inúmeras regras, onde sempre cabe uma exceção, geralmente não é a queridinha dos estudantes. Mas não é que neste grupo de quatro colegas: Amanda, Ana Júlia, Kauane e Júlia, só a Júlia não gosta de português.

5 de novembro é o Dia Nacional da Língua Portuguesa. Uma homenagem a Ruy Barbosa, nascido em 5 de novembro e considerado um grande estudioso da nossa  língua. Com certeza ele iria abominar o uso do português nas redes sociais, onde nem sempre se tem o devido, como diria: esmero, refinamento, enfim… cuidado com o idioma. Mas os tempos são outros e a língua portuguesa contemporânea permite mais flexibilidade, na opinião da professora de língua portuguesa Giovana Marques Fontes. 

Mas será que os brasileiros abusam desta liberdade e maltratam a língua portuguesa?

A professora dá dicas do que observar na hora de falar ou escrever para não falhar no que é o objetivo principal da língua: uma boa comunicação.  

O português é a língua oficial em oito países no mundo. Na América, o Brasil é o único país de língua portuguesa.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade