Não espere milagres de "santos do pau-oco"
CBN Maringá

Opinião

Não espere milagres de "santos do pau-oco"

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 20/12/2023 - 08:00

O passado nos condena

Eu não tenho nada contra o futuro. Se falasse o contrário, estaria mentindo. Sou historiador de formação, o passado me encanta. E te digo, me encanta mais pelo presente que tento entender do que pelo olhar de permanência nas coisas que já foram, que muitos insistem em perpetuar.

Passado é fonte de sabedoria para nos dar uma lógica da origem das coisas. Não significa que tudo o que aconteceu um dia irá se repetir, mas é sempre bom não esquecer que nem tudo o que aparentar ser o que é, não é, e o que se mostra igual ou diferente, também não.

É aí que o passado é importante.

Todos temos um passado. E para deixar a coisa mais complexa, gostamos de exaltar e lembrar daquilo que nos eleva e esquecer o passado que nos condena. E há quem pague caro para não deixar se notar as manchas de uma vida.

Dos erros se fazem acertos.

Seria melhor se nós assumíssemos os erros e admitíssemos que todos já os cometeram. Porém, há os que insistem em vender a imagem da perfeição.

Para quem tem um olhar mais atento a vida, sabe que perfeição não existe. Neste ponto, é bom lembrar Aristóteles, o “bom homem” é o que aprende com os erros e não o que considera estar certo o tempo todo.

A história foi feita para isso, para refletirmos a vida, também, e não só.

Diógenes, pensador pré-socrático, andava com uma lanterna na mão a procura de um homem honesto. Representava com seu ato a importância de ficarmos atentos as pessoas boas. Elas são raras.

Porém, o bom homem, para Diógenes, não é o que se mostra perfeito, mas o que é honesto com sigo, com os outros, e admite seus erros.

Por isso, é preferível os que admitem suas falhas humanas, pessoas que são comuns e assumem o que são. São preferíveis essas àquelas que expressam o aparente brilho da honestidade. No fundo, estas têm uma vida manchada por uma história que insistem em esconder.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade