Municípios da Amusep começam a emitir novos decretos
imagem ilustrativa/foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Região

Municípios da Amusep começam a emitir novos decretos

Paraná por Letícia Tristão/GMC Online em 04/12/2020 - 13:15

O objetivo é que as medidas de enfrentamento à Covid-19 sejam similares em toda a região.

Ouça a reportagem

Após a reunião entre os prefeitos que compõem a Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), alguns municípios já emitiram novos decretos com medidas mais restritivas para o enfrentamento à Covid-19. A informação é do presidente da Associação, Romualdo Batista. Segundo ele, os municípios estão alinhados com relação às medidas restritivas, principalmente após a publicação do decreto estadual.

“A maioria dos municípios estiveram reunidos novamente ontem e estamos alinhados entre os 30 prefeitos para tomar essas medidas, muitas das que o próprio governo estadual lançou. Quero acreditar que todos os prefeitos tomarão essas medidas, como o toque de recolher”, disse.

De acordo com o presidente da Amusep, o objetivo é que as medidas de enfrentamento à Covid-19 sejam similares em toda a região.

“Maringá puxou a fila, seguido de Mandaguari, Marialva, São Jorge, Itambé e outros municípios da Amusep. Quero acreditar que a maioria, senão todos os municípios, farão seus decretos e cumprirão à risca aquilo que é determinação para fazermos o enfrentamento à doença e ajudarmos a diminuir os números de casos confirmados da doença”, disse.

Segundo Batista, há a preocupação com a taxa de ocupação dos leitos no sistema de saúde e também com os profissionais da área. Além disso, a expectativa é que nos próximos 10 dias o número de casos diminua para que as atividades econômicas possam voltar ao normal antes do Natal.

“Muito mais do que a preocupação com leitos, há preocupação com a falta de mão de obra dos profissionais da saúde. As medidas que tomamos foi conscientizar a população, as entidades e o comércio em geral para que possamos evitar aglomerações e preservar a vida. Com isso, que possamos evitar o avanço dos casos. Quero acreditar que nos próximos dias possamos conseguir estabilizar a situação e devolver o sonho de um Natal frutífero para o comércio e a população”, disse.

Os 30 municípios da Amusep somam juntos uma população estimada em 1 milhão de pessoas.

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade