Movimento negro realiza ato por cotas raciais
Amanda Lima/Yalodê-Badá

Luta

Movimento negro realiza ato por cotas raciais

Educação por Victor Simião em 16/05/2019 - 19:30

Organizado por um coletivo, eles lembraram o 13 de maio e a necessidade de a UEM abrir para o sistema de cotas.  

O Coletivo negro Yalodê-Badá realizou um ato pedindo cotas raciais na UEM. Além do grupo, pessoas ligadas a movimentos sociais, estudantes e professores que apoiam a causa se reuniram em frente à Biblioteca Central da Universidade Estadual de Maringá. Foi na noite desta quinta-feira (16). Havia cartazes e faixas pedindo o maior acesso de alunos negros na instituição. Houve falas e manifestações artísticas.

O fato de o dia 13 de maio ser marcado como a data da abolição também foi lembrado no ato - mas como dia de luta. E também as cotas raciais, uma demanda de muito tempo, disse Amanda Lima, membro do coletivo.

No fim do ano passado, um grupo de oito pessoas foi formado para discutir a implantação do sistema de cotas raciais na Universidade Estadual de Maringá. São sete professores, um deles negro, que representam cada um dos centros que a UEM tem, mais uma estudante.

O grupo foi criado a pedido da Câmara de Graduação, composta pelos coordenadores dos cursos de graduação, que discute temas relativos a essa área na UEM. A relatoria de um projeto costumeiramente é feita por um único relator. Como o sistema de cotas raciais é visto como algo polêmico, a Câmara optou por formar uma comissão para haver um debate mais amplo.

O pedido de cotas raciais foi organizado pelo movimento negro de Maringá – principalmente o Yalodê-Badá, com o apoio de movimentos sociais. A proposta foi feita oficialmente em setembro.

O que se sabe é que já existe uma decisão interna – que não é favorável à adesão ampla das cotas raciais

A CBN procurou o presidente do grupo de relatores nesta semana, mas ele disse que não se manifestaria no momento.

Mesmo após a comissão tomar uma decisão, uma série de trâmites burocráticos deve ser feita.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade