Moradores acampados em estrada querem a reabertura de desvio
Foto: Colaboração/Ouvinte/Whatsapp CBN Maringá

Pedágio

Moradores acampados em estrada querem a reabertura de desvio

Paraná por Luciana Peña em 30/03/2021 - 09:27

Um grupo de moradores de Mandaguari e Marialva continua dia e noite na estrada Terra Roxa que liga os dois municípios. O movimento já dura três semanas. Nessa segunda-feira (29), uma comitiva conseguiu levar o pedido ao secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, em Curitiba.  A estrada teve os acessos fechados por decisão judicial. 

A decisão judicial que determinou o fechamento do desvio na estrada Terra Roxa entre Marialva e Mandaguari pegou os moradores das duas cidades de surpresa.

Havia um acordo para que a estrada fosse utilizada por veículos de Mandaguari e Marialva cadastrados junto à concessionária de rodovias Viapar.

Esse acordo foi firmado em 2017, depois de um movimento popular chamado Tarifa Zero. O mesmo acordo garantiu que veículos cadastrados pagassem a tarifa com 80% de desconto ao passar pela praça de pedágio de Mandaguari.

Segundo o deputado estadual por Marialva, Evandro Araújo, foi um dos maiores movimentos populares desde a implantação do pedágio no Paraná, na década de 1990. [ouça o áudio acima]


Mas pouco tempo atrás as cancelas foram liberadas. Como resultado, veículos não cadastrados começaram a utilizar o desvio. Moradores de Mandaguari fizeram vídeos registrando que até caminhões pesados de cidades distantes começaram a utilizar o desvio. A Viapar entrou na Justiça e conseguiu uma liminar determinando o fechamento do acesso. O deputado acha estranho que tenha sido a própria concessionária que liberou a passagem. [ouça o áudio acima]

Para protestar contra o fechamento e impedir que veículos de outras cidades utilizem a estrada, os moradores acamparam no local. Há pelo menos três semanas eles estão dia e noite na estrada. E uma comitiva foi a Curitiba. Nessa segunda-feira (29), os manifestantes conseguiram conversar com o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex. [ouça o áudio acima]

Segundo a Viapar, a decisão judicial determinou somente o fechamento das alças de acesso à estrada, que se encontram em terrenos particulares. Ainda de acordo com nota divulgada pela concessionária:

“O tráfego pela Estrada Terra Roxa, juntamente com os descontos tarifários aos munícipes de Marialva e Mandaguari, continuam garantidos e honrados por esta concessionária.
Não há qualquer descumprimento de acordo pela Viapar.”

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade