Confira o que abre e o que fecha nesta sexta (1º), Dia do Trabalhador
Foto: Ilustrativa/PMM

Maringá

Confira o que abre e o que fecha nesta sexta (1º), Dia do Trabalhador

Cidade por Lethícia Conegero/GMC Online em 01/05/2020 - 10:47

Nesta sexta-feira, 1º, é celebrado o Dia do Trabalhador. Confira abaixo o que abre e o que fecha neste feriado em Maringá:

Supermercados e mercados

Os supermercados e mercados podem abrir normalmente nesta sexta-feira, 1º, bem como no sábado e domingo. O horário de funcionamento é das 8h às 20h em todos os dias da semana. A abertura destes estabelecimentos aos domingos e feriados estava proibida desde o dia 20 de março em Maringá, por meio de decretos municipais. Mas, no dia 23 de abril, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) autorizou o funcionamento.

A prefeitura recorreu da decisão, mas ainda não havia obtido resposta sobre o recurso até às 20h30 desta quarta-feira, 29.

Padarias, açougues, peixarias e afins

As padarias, casas de massas e produtos naturais, açougues, peixarias, quitandas, comércio de hortifrutigranjeiros e lojas de conveniência, estarão fechados nesta sexta, 1º. As atividades podem retomar as atividades no sábado, 2. O funcionamento destes estabelecimentos é permitido de segunda a sábado, exceto feriados, conforme o decreto nº 566/2020.

Restaurante, bares, lanchonetes e afins

Conforme decreto municipal, os restaurante, bares, lanchonetes, carrinhos de lanche, food trucks e afins, podem funcionar em drive thru, delivery ou retirada no balcão, inclusive nos feriados. Portanto, estes estabelecimentos atendem nesta sexta-feira, 1º.

Comércio de rua

O comércio varejista de rua estará fechado nesta sexta, em Maringá. As atividades serão retomadas na segunda-feira, 4, com horário de funcionamento das 10h e 16h, conforme previsto no decreto nº 566/2020.

Shoppings

Os shoppings estão fechados desde o dia 20 de março em Maringá, conforme decreto municipal.

Feiras Livres

Não haverá feira livre no feriado.

Parques

O Parque do Ingá, do Japão e Alfredo Nyffeler também continuam fechados enquanto vigorar o decreto nº 445/2020, de prevenção ao novo coronavírus.

Paço Municipal

As atividades presenciais do Paço Municipal de Maringá estão suspensas enquanto vigorar o decreto de prevenção ao coronavírus. Informações sobre serviços públicos relacionados ao município podem ser obtidas pelo telefone da Ouvidoria Municipal, no 156.

Restaurante Popular

O Restaurante Popular estará fechado na sexta, 1º. A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) fornecerá refeições normalmente para seus abrigados.

Mobilidade Urbana e Segurança

As secretarias de Mobilidade Urbana (Semob) e de Segurança seguem as regras do Paço Municipal. Agentes da Semob e Guarda Municipal estarão de plantão, e as ocorrências devem ser feitas pelo número da Guarda Municipal, o 153.

Saúde

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA′s) Iguaçu, Mandacaru, Pinheiros, Quebec, Policlínica Zona Sul, Zona Norte, Pronto Atendimento à Criança (PAC) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III estarão de plantão. O Samu permanece com o atendimento de emergência 24 horas, pelo telefone 192.

Os atendimentos psicológicos funcionam todos os dias, por meio do telefone (44) 3309-4700, das 7h da manhã à 1h. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não funcionam nesta terça, 21, e retornam na quarta, 22. A Secretaria de Saúde segue as regras da prefeitura. Hospital Municipal/Zona Sul não funcionam de portas abertas como estratégia na prevenção ao coronavírus.

Assistência Social, Semulher e Cultura

As Secretarias de Esporte e Lazer, Mulher, Cultura e Assistência Social e Cidadania, seguem as regras do Paço Municipal. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher Maria Mariá (Crammm) estará de plantão no telefone (44) 99118-3578. Os Conselhos Tutelares Zona Norte - (44) 99102-5875 - e Zona Sul - (44) 99119-0071 - estarão de plantão.

Serviços Públicos

A Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) segue as regras do Paço Municipal. Servidores da manutenção, iluminação pública e arborização vão estar de plantão para atendimentos emergenciais. A coleta convencional funcionará normalmente na sexta-feira, 1º. Já a Coleta Seletiva não recolherá recicláveis neste feriado e fim de semana.

Procon

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon) segue as regras do Paço Municipal, portanto, vai estar fechada neste feriado e retorna os serviços na segunda-feira, 4. O plantão atende nos telefones 151 ou (44) 3293-8150, ou pelo aplicativo “Procon na mão”.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade