Maringá é maior que a crise
Suely Sanches - GMC ONLINE

Opinião

Maringá é maior que a crise

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 08/05/2020 - 06:59

Domingo, dia 10 de maio, Maringá faz 73 anos. Esta cidade é ainda jovem, no tempo de existência dos centros urbanos brasileiros. Maringá foi cidade pensada e planejada. Foi construída por um propósito e realizou e realiza seu destino de traçar seu caminho antes que aconteça, de se preparar.

Sei que estamos vivendo uma pandemia. Não é tempo da prosperidade ao qual esta cidade está acostumada, do sucesso que sempre conta em sua história oficial. Ela já fez muita propaganda de si mesmo com o Eldorado, o lugar onde tudo se realiza. Mas nós não podemos esquecer que o que fez esta cidade ser o que é foram os desafios que já ameaçaram seu curso. 

Maringá correu riscos e se não fosse esta capacidade de união e cooperação que os componentes deste cidade tem, ela teria sido diferente do que é. Fantasia acreditar que tudo sempre deu certo nesta cidade. Acredito que ela aprendeu com os erros e é assim que deve continuar melhorando sempre.

Uma série de eventos que acontecem neste período não vão ocorrer. Levar as crianças na Expoingá ou assistir o desfile comemorativo ficaram para um próximo ano. Não teremos os eventos tradicionais de homenagem a cidade canção. Fica para depois.

Contudo, quero lembrar que há o que comemorar. Há um evento que está ocorrendo neste momento e que pode nos servir de lição. Estamos diante de um desafio agora. Enfrentar a pandemia e as decisões necessárias para que ela não provoque um estrago maior do que já promoveu. Podemos lembrar da união e o planejamento que construiu esta cidade e mostrarmos que estamos mais unidos do que nunca e vamos fazer valer no aniversário desta cidade o que lhe fez e faz, unir, cooperar e agir.

Se temos poucos contaminados, temos leitos disponíveis para internação e um número reduzido de mortes em comparação com outras cidades do país, é porque somos uma cidade que se planejou, se preparou e sabe agir. Se estamos gradativamente retomando atividades econômicas de forma segura é porque temos um ambiente para isso. Se esta cidade cresceu enfrentando desafios e superando crises, esta é mais uma que faz de Maringá uma das melhores cidades para se viver neste país.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade