Kings conquista vaga na 1ª divisão do Brasileiro de basquete em cadeira de rodas
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Esporte

Kings conquista vaga na 1ª divisão do Brasileiro de basquete em cadeira de rodas

Esporte por Luciana Peña em 23/12/2021 - 11:24

O time foi homenageado na UEM e se emocionou ao lembrar de dois incentivadores das modalidades paradesportivas que morreram em 2020: o professor  Décio Calegari e o paratleta Eurides Roque.

2021 foi um ano especial para a Associação Kings Maringá de paradesporto. Considerando apenas os troféus conquistados pelo time de basquete em cadeira de rodas dá para lotar a estante.

Os paratletas foram campeões dos Jogos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), do Campeonato Paranaense e da 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro.

A equipe garantiu vaga na 1ª divisão em 2022 e dois jogadores foram convocados para a Seleção Brasileira.

A história da Associação Kings começou no final da década de 1990, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), diz o presidente da Associação e paratleta de handebol, Marcelo Augusto da Silva Amaral. [ouça o áudio acima]

Nesta quinta-feira, os paratletas foram homenageados na UEM. O reitor Júlio Damasceno disse que a ascensão do paradesporto é uma prova de que a universidade também se preocupa em estar próxima da comunidade. [ouça o áudio acima]

A homenagem foi emocionante porque os paratletas se lembraram de dois incentivadores do paradesporto: o professor Décio Calegari, que morreu em 2020, antes da pandemia, e o paratleta Eurides Roque, que dá nome ao campeonato paranaense de basquete em cadeira de rodas e que morreu de Covid-19.

Arieli Malheiros Caruso, diretora técnica da Associação Kings, resume a atuação dos dois. [ouça o áudio acima]

Os jogos da 1ª divisão do campeonato brasileiro de basquete em cadeira de rodas começam no segundo semestre de 2022.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550