Jovens, educação e pré-candidaturas
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Jovens, educação e pré-candidaturas

O Assunto é Política por Diniz Neto em 21/05/2019 - 10:00

No Brasil, hoje é comemorado o Dia do Profissional de Letras.

A mediação a arbitragem tem sido cada vez mais uma alternativa para as soluções de conflitos. Nessa terça-feira, 21 de maio, às 19 horas, a Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB Maringá, presidida pela advogada Rafaela Almeida, realiza uma palestra com o tema "Arbitragem Internacional: Perspectivas para o Advogado", com a advogada Patricia Ayub da Costa, doutorando em Direito pela USP, mestre em Direito Negocial pela UEL, autora de artigos e capítulos de livro sobre arbitragem. Patricia é a secretária da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB Londrina.

 ANTES DA POLÍTICA A EDUCAÇÃO QUE TAMBÉM É POLÍTICA...

Gilson, não dá para começar a coluna de hoje sem falar do seu comentário “Dinheiro é meio e não fim”.

Você escreve e afirma: “O princípio do controle financeiro é entender quem se é. Buscar o sentido de viver profundamente. Não nas propagandas de margarina ou de shampoo. A filosofia da existência não repousa em uma campanha publicitária ou em cursos de autoajuda.”

Preciso dar um depoimento sobre como a educação no Brasil vem caindo, colecionando perdas, principalmente na formação de pensamento crítico, fundamental para que a gente consiga saber quem é o que deseja da vida.

Meus pais eram professores do Estado do Rio Grande do Sul. Meu pai lecionava matemática e com o mesmo entusiasmo, história, no ensino médio.

Minha mãe lecionava uma disciplina chamada “Economia Doméstica”. O que era isso? Ensina noções de educação financeira, de administração de uma casa. Ela ensinava aos alunos caminhos para o ser, dentre eles a regra de ouro em qualquer administração: Não gaste mais do que ganha, do que arrecada. Poupe de 10% a 20 do que ganha.

Essa semana publiquei na coluna Zona Livre, no portal GMC On Line, “O que você quer ser?” É um vídeo com uma palestra de Felipe Burgonovo, no TEDX Blumenau. Ele responde à pergunta “o que faz o seu coração bater mais forte”. Recomendo que assistam, depois de ouvir ou ler o comentário de Gilson Aguiar de hoje, “Dinheiro é meio e não fim”. Muito, muito relevante!

 AULA MAGNA DO SIEP - O FUTURO DA JUVENTUDE E DA EDUCAÇÃO NO PARANÁ

O secretário de Estado da Educação, Renato Feder, secretário de Estado da Educação do Paraná, fez a palestra principal da Aula Magna organizada pela SIEP - Sociedade de Integração dos Estudantes Paranaenses, à noite, na Câmara Municipal. A entidade é presidida pelo jovem Marcos Costa, que poderá ser candidato a prefeito pela Democracia Cristã.

 JOVENS NA POLÍTICA

Marcos Costa é, no momento, o mais jovem possível candidato a prefeito na eleição ano que vem.

Para a Câmara Municipal, há um outro jovem, Eduardo Lanza, que se filiou na semana passada ao PROS e que estuda a possibilidade de uma candidatura. Ele tem 21 anos, é bastante ativo nas redes sociais. No ano passado ele protocolou duas denúncias, no Ministério Público do Paraná e no Ministério Público Eleitoral pedido investigação de denúncias feitas pelo assessor da administração, Marcos Meger.

Outro jovem, Luiz Neto, filiado do PV, com 19 anos, conselheiro municipal da Juventude, trabalha a sua pré-candidatura à Câmara Municipal. Ele foi vereador jovem, há dois anos, e se destacou. São jovens que tem chamado a atenção.

 PARTIDO VERDE – PV 43

Ontem circulou publicação na internet colocando o deputado estadual do PV, Adriano José, que foi candidato como Soldado Adriano, como pré-candidato a prefeito pelo PV.

Em conversas públicas e sem pedir sigilo, o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, presidente sub judice da executiva municipal do MDB, tem afirmado que o PV, partido pelo qual se elegeu na chapa com Ulisses Maia (PDT), em 2016, deverá ter como presidente o vereador Professor Niero.

Fica, portanto, a dúvida sobre para onde irá o comando do PV, no município. Se ficará com o deputado estadual Adriano José ou será presidido pelo vereador Professor Niero. No primeiro caso, com uma proposta de candidatura a prefeito, no segundo de apoio ao projeto de reeleição do prefeito e vice-prefeito de Maringá.

 PARTIDO SOCIAL LIBERAL – PSL 17

O PSL é presidido, em Maringá, pelo deputado estadual Do Carmo. O partido deverá ter candidato a prefeito e o deputado é um pré-candidato natural do partido.

Na Páscoa, ele coordenou um evento público e popular de entrega de ovos de chocolate, com a participação do vereador Belino Bravin (Progressistas) e do seu filho Leandro Bravin, que foi candidato a deputado federal pelo PV, na eleição 2018.

Bravin, vereador pelo sétimo mandato, terceiro mais votado em 2016, com 4.892 votos (o primeiro foi Homero Marchese – PV, hoje no PROS, com 6.573 votos, e o segundo Flavio Mantovani - PPS, com 5.971 votos) recebeu na semana passada um comunicado do seu partido (Progressistas) de que está liberado para deixar a sigla, pois não terá vaga para disputar uma cadeira na Câmara, no ano que vem.

Ocorre que o plano de Bravin parece mesmo ser candidato a vice-prefeito, em 2020, abrindo caminho para que o seu filho, Leandro Bravin, seja candidato a vereador.

A família Bravin precisa agora encontrar um partido, já que o PV, que poderia ser presidido por Leandro, parece que terá outra direção e outro projeto político em Maringá.

 PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA – PDT 12

O PDT é o partido prefeito Ulisses Maia. Ele apoiou Carlos Massa Ratinho Junior para governador, pelo PSD. Recebeu do governador, ainda em campanha, convite para assumir o comando do Partido Social Democrático (PSD), convite reiterado recentemente.

O prefeito de Maringá ainda não decidiu se deixará o PDT.

Enquanto não acontece esta decisão, no comando estadual do partido há um trabalho para organizar o partido para as eleições de 2020, caso Ulisses decida-se por aceitar o convite do governador.

Há uma conversa para que o deputado estadual Dr. Batista, PMN, venha para o partido. O seu partido, PMN, estuda alternativas, pois não alcançou a cláusula de barreira. Detalhe: Na Assembleia Legislativa do Paraná o PMN forma um bloco partidário com o PDT. Já existe um trabalho conjunto entre os deputados dos dois partidos.

Também há uma conversa em andamento com uma importante liderança da cidade, que não exclui inclusive o ingresso do Dr. Batista. Neste caso o objetivo é realizar um comando atuante e agressivo, com organização do PDT para apresentar uma forte alternativa para prefeito.  

 PETIS - APLICATIVO PARA CASTRAÇÃO DE ANIMAIS

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), anunciou o aplicativo ′PETIS′. A ferramenta faz parte do projeto ′Petingá′, que desenvolve ações de solicitações referente a castração de animais, sem raça definida (SRD), da cidade. O lançamento ocorre nessa terça-feira, 21, às 16h30, na sede da Diretoria de Proteção e Bem-Estar Animal (Avenida Laguna, 668, Parque do Ingá - ao lado do Portão 2).

 No aplicativo online também consta outras funcionalidades como: adoção, doações, informativos sobre eventos da Diretoria de Proteção e Bem-Estar Animal/SEMA e realização de censo populacional. Além disso, a ferramenta oferecerá informações em tempo real aos tutores de animais com prioridades no atendimento, dados sobre os animais contemplados no programa de castração (espécies, tipos, porte, idade), acompanhamento de animais adotados em feiras com monitoramento de vacinas e outros.

Recebi a informação de um ouvinte, que faz a seguinte pergunta: Aplicativo para castração e bem-estar animal? E as vagas para as crianças na creche, temos alguma novidade?

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade