Jandaia do Sul tem quatro principais cruzamentos de perímetro urbano com linha férrea. Assim como em várias cidades do interior do estado, Jandaia do Sul cresceu no entorno da linha do trem.
No acidente registrado nessa quinta-feira (9), em Jandaia do Sul, o ônibus da Apae vinha pela Rua Presidente Kennedy, em direção a Rua Pirapó, paralela a linha do trem. No cruzamento, o ônibus avançou e foi atingido pela locomotiva.
São locais perigosos, justamente porque o trem não consegue parar com facilidade. A população reclama da velocidade do trem. [ouça o áudio acima]
Segundo a Lei do Transporte Ferroviário, a operadora ferroviária é responsável pelos dispositivos de segurança ao longo das faixas de domínio.
O prefeito da cidade, Lauro Junior, diz que os moradores consideram a velocidade do trem muito rápida. Ele afirma que já solicitou redução da velocidade nesses locais, mas esse pedido não foi atendido. [ouça o áudio acima]
O prefeito falou também sobre a instalação de cancelas. [ouça o áudio acima]
A reportagem entrou em contato com a concessionária que administra o transporte ferroviário no Paraná para comentar o assunto e aguarda um retorno.
Atualizado 11/03 - A concessionária se manifestou por meio de nota. Leia na íntegra:
"A concessionária lamenta profundamente o acidente envolvendo um trem e um veículo escolar que aconteceu ontem (9), em Jandaia do Sul (PR). A empresa acionou imediatamente suas equipes de atendimento de emergência e o Corpo de Bombeiros para atender a ocorrência. O maquinista acionou a buzina para alertar sobre a travessia do trem, bem como acionou os freios quando foi surpreendido pela travessia do veículo.
Em relação a legislação, esclarece que conforme o art. 21 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as manutenções nos cruzamentos rodoferroviários e a sinalização para motoristas e pedestres compete aos órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos municípios e dos estados.
A empresa informa que a velocidade dos trens que passam pela cidade obedece aos critérios definidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Inclusive, a velocidade dos trens é monitorada remotamente.
Ainda de acordo com o CTB, a linha férrea é sempre preferencial, por isso, a Companhia também orienta a comunidade para que todas as partes envolvidas se mobilizem por um trânsito mais seguro. E de acordo com o artigo 10, parágrafo 1, do Decreto 1832, a responsabilidade por prover e manter a solução de interferência em ferrovias é do município.
Porém, é importante reforçar que fazemos parceria com o poder público e realizamos ações educativas. Desde junho de 2021, fornecemos vídeos sobre o funcionamento da ferrovia, boas práticas, sinalização e prevenção de acidentes que são utilizados nos cursos de reciclagem das autoescolas do Paraná e no próprio Detran-PR."
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550