Ipem reprova 341 bombas de combustíveis em Maringá e região
Divulgação/Ipem

Fiscalização

Ipem reprova 341 bombas de combustíveis em Maringá e região

Economia por Carina Bernardino em 18/02/2019 - 16:48

Três equipamentos foram lacrados e o órgão aplicou 28 multas por irregularidades. Na cidade, foram mais de 160 reprovações. Agora, os proprietários autuados têm 10 dias para recorrer. 

atualização em 19/02, às 16h: Muitos ouvintes entraram em contato solicitando os nomes dos postos autuados. Segundo o Ipem, os nomes dos postos não podem ser divulgados porque as empresas têm prazo para recorrer das autuações. A divulgação somente poderá ser feita após as multas serem lavradas. De acordo com o Ipem, o procedimento é determinado pelo Inmetro.

A Regional Maringá do Ipem - Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná realiza desde o dia 2 de janeiro a fiscalização de 5.150 bombas de postos de combustíveis de 109 municípios da cidade e região. Até o momento, 1.940 foram verificadas e 341, reprovadas. Desse total, 161 reprovações foram em Maringá.

No balanço parcial da fiscalização regional, foram aplicadas 28 multas. E a maior parte por causa de má regulagem do equipamento. Quando isto acontece, o consumidor leva menos produto do que foi informado na bomba. Segundo o gerente do Ipem em Maringá, Michel Ravazi, esta não foi a única irregularidade encontrada. É que existem outros problemas em relação a vazão do combustível. Ele também destaca a alteração de uma legislação federal, que reduziu a tolerância de erro contra o consumidor.

As três bombas lacradas foram por questão de segurança. Os valores das multas aplicadas pelo Ipem variam de R$ 100 até R$ 1,5 milhão. O balanço final da fiscalização será divulgado em abril, após a conclusão das vistorias. As suspeitas de irregularidades em postos de combustíveis podem ser denunciadas na Ouvidoria do órgão, pelo telefone 0800 645 0102.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade